Secult: Marabá recebe a Exposição Expresso do Amanhã, que promove um mergulho na arte, ciência e cultura
Com uma grande movimentação de estudantes das escolas públicas do município, a exposição “Expresso do Amanhã”, que traz várias áreas do conhecimento científico e atividades artísticas e culturais, iniciou nesta segunda-feira (20) e segue até o dia 24, na Praça de São Félix de Valois, na Marabá Pioneira.
O projeto “Museu Itinerante Ponto UFMG” é uma iniciativa do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura e Instituto Cultural Vale, em parceria com a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que disponibilizou o espaço e a estrutura para a realização do evento.
A professora Tânia Margarida Silva Castro, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é coordenadora do projeto, que visa sensibilizar estudantes de todas as áreas para as questões fundamentais do nosso dia a dia e a interação com os assuntos que devem marcar o futuro das pessoas.
“É gratificante ver os alunos, professores vivenciando isso. O que a gente espera? Marcar essas crianças, que elas tenham esperança no futuro, a importância do saber, que faz diferença e conhecer, discutir temas importantes de uma outra forma, mais lúdica. A gente está trazendo na carreta tecnologia, e a gente espera que todos aqui despertem, curiosidade, buscar mais informações sobre o que eles vivenciaram aqui”, destacou.
Alunos das Escolas Judith Gomes Leitão, José Mendonça Vergolino e CMRio participaram da exposição na manhã desta segunda-feira. O que mais chamou a atenção do aluno Isaque Souza, do CMRio, foi a observação dos insetos.
“Achei a parte dos insetos bastante interessante e que podemos estudar o corpo dos insetos e as formas como os insetos se reproduzem e eu achei bastante interessante e conhecemos também um museu onde podemos estudar ciência, astronomia e meio ambiente”, comenta.
Já para a aluna Luiellen Marry Loureiro, 12 anos, foi o estudo sobre o clima que despertou mais interesse. “Aqui se fala muito sobre a questão climática, com o ambiente, eu gosto, acho interessante porque é algo que é um pouco muito atual e gostei também de saber sobre o pulmão, aqui é tudo muito interessante”, afirma.
No local, os alunos também podem aprender brincando com jogos interativos, estruturas que provocam a curiosidade das pessoas e um museu itinerante com temas variados que contam sobre o clima na terra, ações sobre desenvolvimento sustentável e problemas ambientais urbanos.
“Os alunos gostam muito dessa coisa de ver e fazer tudo na prática, de ver coisas novas porque na escola a gente tem muito conteúdo, muita parte que eles precisam aprender, mas a parte prática, às vezes, nem sempre a gente consegue mostrar. Então, quando tem um evento assim eles acham incrível, eles gostam muito, então tem que trazer para que elas possam também ter curiosidade em conhecer”, explicou a professora Gislene Lopes, do CMRio.
O Expresso do Amanhã é uma imersão de cultura, ciência e arte que fica em exposição até o próximo dia 24, de 8 às 17 horas, onde o público pode conhecer os projetos e participar da programação cultural que vai contar com contações de histórias, cortejo cultural, apresentações teatrais e música.
“Esse projeto é muito interessante, onde há essa junção da ciência com a cultura, a arte e meio ambiente, quem for participar dessas atividades, além de ter esse momento de visitar os espaços lá no museu, a carreta, vai também acompanhar durante a programação cultural, a participação dos nossos artistas aqui da cidade”, enfatizou Genival Crescêncio, secretário Municipal de Cultura.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio