Aqui tem gestão: Obras de infraestrutura, saúde e educação mudam a vida dos moradores do núcleo Cidade Nova
Nos últimos anos, foram diversas as obras iniciadas e concluídas visando melhorar a vida dos moradores dos diferentes núcleos e bairros da nossa cidade. Nos bairros Liberdade e Independência, no núcleo Cidade Nova, por exemplo, os moradores puderam vislumbrar diversas obras nas áreas de educação, esporte, saúde, infraestrutura e lazer.
Umas das obras mais comemoradas pelos moradores é quando a pavimentação chega a sua rua, influenciando positivamente a qualidade de vida, diminuindo a poeira, evitando alagamentos e contribuindo com a saúde, como conta a moradora da Rua Gavião, Diana Moraes Moura, 46 anos.
“Quando chovia, alagava tudo. Agora mudou tudo para melhor. Às vezes, nem podíamos sair de casa pra ir para o serviço, ou ia com água na cintura, porque a grota transbordava. Agora temos outra vida, muito melhor. Melhora a saúde porque a rua era precária. As crianças brincavam na água suja. Agora até a poeira diminuiu. Uma benção”, comenta a dona de casa.
Mas a Rua Gavião foi apenas uma das ruas do bairro Liberdade a receber pavimentação nos últimos anos. As Ruas Pará, São João Del Rey, Orlando Solino, Duque de Caxias, Rio do Ouro, Ruas 1 e 2 e Rua Paulo Fonteles são apenas algumas que também receberam os serviços. No bairro Independência, a pavimentação chegou às Ruas Gabriel Pimenta, Adelina, Tancredo Neves e Avenidas Brasil e 31 de Março.
Pavimentações que também mudaram a vida do presbítero Danilo Araújo Soares, 27 anos. “Antigamente aqui era uma situação bem crítica. Era terrível de poeira, de lama, de enchente quando chovia. Era uma situação de caos. Mas depois que veio esse asfalto, a gente pode dizer que mudou 100%. Agora, podemos sentar nas nossas calçadas. Desfrutar do nosso bairro. Um sentimento de gratidão”, comenta.
Danilo também reforça que com a pavimentação recebe mais visitas e percebe que as pessoas de outros bairros passaram a frequentar mais o bairro Liberdade. “Melhorou tanto para a gente, que as pessoas agora têm mais acesso aqui. Ficávamos muito excluídos, porque era muito buraco, muito lixo, muita poluição. Tudo isso melhorou, o que atrai mais pessoas para cá”, complementa o morador.
Além de morarem no bairro Liberdade e de terem a vida mudada pela chegada da pavimentação, Danilo e Diana também têm outra coisa em comum. Os dois gostam de frequentar o balneário do Vavazão e se dizem satisfeitos com as mudanças que aconteceram por lá.
A construção de passarelas para caminhada, pistas de corrida, academia ao ar livre, estacionamento, espaços de esportes, rampa e escada de acesso ao rio para os barqueiros e para a população, além de um pergolado para contemplação do rio Itacaiunas, quiosque, e pavimentação em concreto, fizeram parte das mudanças que chegaram para um dos mais novos espaços de lazer da cidade. O Parque Ambiental Vavazão, que fica localizado no bairro Independência.
“Tinha cerca de dois anos que eu não ia ao Vavazão, fui duas semanas atrás e consegui contemplar a beleza que ficou lá, o parque ecológico. ficou uma coisa muito bacana para a sociedade, para gente poder passear perto da nossa casa. A pessoa chega com a sua família, tem um parquinho para a criança brincar, a pessoa se divertir, ficou muito top, gostei muito e até voltei a frequentar agora”, conta Danilo.
“Era muito feio aquele Vavazão, agora ficou muito bom. Está lindo. Ficou muito bom para nós moradores. Temos algo aqui perto para ir. Mas vejo também muitas outras obras como postinho, escola, que tem chegado para melhorar nossa vida”, ressalta Diana Moraes.
Em termos de saúde, a comunidade recebeu recentemente a UBS Emerson Caselli, que foi entregue totalmente revitalizada e atende tanto moradores do bairro Liberdade e Independência, quanto dos bairros Jardim União, Bela Vista, e arredores.
Melhoria que impactou a vida da Cecy Santos, 58 anos. “Era uma mudança de extrema necessidade, que foi tão sonhada e realizada para nós aqui do bairro e creio também para outros bairros. A demanda aqui é grande e isso atende às necessidades do bairro. Todos têm filhos, netos, parentes e todos utilizam o postinho. Faço aqui minhas consultas, exames, assisto a palestras e pego encaminhamentos e medicação. Sou grata por esse posto perto de casa”, comenta Cecy, que vive há 20 anos no bairro Liberdade.
A UBS Emerson Caselli conta agora com oito consultórios e o atendimento odontológico também foi ampliado, com ênfase nos serviços de próteses dentárias. As obras incluíram reestruturação completa das partes elétrica e hidráulica, revitalização das salas, pintura e a troca dos móveis por equipamentos novos. Hoje, a UBS trabalha com quatro equipes completas de médicos e enfermeiros e mais de 36 Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Cleotilde Alves Santana, gerente da UBS, conta que para os servidores também ficou muito melhor de trabalhar em um local mais adequado e confortável. “Nossa unidade está perfeita agora. Melhorou bastante. A gente trabalha mais feliz, mais motivado. Tu vir para um ambiente de trabalho que é agradável, tu trabalha melhor. Afinal, eu passo praticamente o dia inteiro aqui, então, é bom ver as pessoas mais satisfeitas e ter um espaço melhor”, opina.
Outra obra de grande relevância para a comunidade foi a revitalização da Escola Irmã Theodora e a construção da nova quadra coberta. A merendeira da escola, Ana Maria Cardoso Leite, por exemplo, coordena um projeto com jovens da região que utilizam a quadra para jogar. Além disso, ela também participa de outro projeto de dança que tem impactado a vida dos moradores.
“Essa quadra, na verdade, é uma grande conquista para todo mundo porque até então, quando não tinha a quadra coberta, os nossos meninos jogavam na rua. A reforma veio mesmo a calhar. Eu tenho um projeto social de jovens, que jogam aos domingos aqui. Também tenho um projeto de dança que é um projeto social de ballet, jazz, blues e danças regionais. Então, assim, o que vem para o bairro não é só para uma quadra para a escola, é para toda a comunidade. Todo mundo ganha com isso. E o ginásio foi um ganho muito grande”, agradece Ana Maria.
A nova quadra poliesportiva mede 18 por 31 metros e atende cerca de 587 alunos do ensino fundamental e outros do ensino médio que estudam na Escola Irmã Theodora, além de diversos projetos sociais e esportivos do bairro.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sávio Calvo, Paulo Sérgio Santos, Sara Lopes e Arquivo Secom