Seplan: Servidores da Secult participam de treinamento do SEI na Biblioteca Orlando Lobo
Servidores da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) ganham treinamento para utilização do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, cujo objetivo é promover a eficiência administrativa
Os servidores dos departamentos que compõem a Secretaria Municipal de Cultura participaram na manhã desta quarta-feira, 22, na Biblioteca Orlando Lobo, de um treinamento sobre o uso da plataforma do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) , que orienta sobre a digitalização e virtualização de documentos e processos da esfera governamental.
O treinamento foi realizado pela advogada Dakcia Souza Araújo Silveira, Diretora de Governança, Licitações e Contratos da Secretaria de Planejamento e Controle (Seplan) da prefeitura de Marabá. Entre os temas trabalhados está a virtualização dos processos licitatórios e aplicação da nova Lei de Licitações.
“A minha função no município é implantar a nova Lei de Licitações e com isso é preciso padronizar todas a documentação. Aproveitei essa plataforma e suas exigências para trazer os processos licitatórios para o sistema e ao mesmo tempo implantar todos os demais processos que podemos digitalizar e virtualizar. Treinamos a equipe do órgão de controle interno e assessoria jurídica, as coordenações da Comissão Permanente de Licitação (CPL) e da Comissão Especial Licitação (CEL)”, explica Dakcia Silveira.
O SEI é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos cujo objetivo é promover a eficiência administrativa. A plataforma que está sendo utilizada pelo governo federal foi criada há mais de 10 anos e hoje está sendo desenvolvida pelos governos estaduais e municipais de todo país.
Já utilizam o sistema, as centrais das 12 unidades gestoras das seguintes secretarias e órgãos municipais: Semed, Semad, Seplan, Sevop, Seaspac, SMS, SMSI, Semma, Ipasemar, FCCM, SDU e SSAM, além das Centrais de compras, licitações e protocolos. “Agora estamos nas unidades descentralizadas da Saúde como postos de saúde e departamentos mais afastados e na Educação, estamos nas escolas da zona urbana”, ressalta Dakcia.
A ideia, de acordo com a Diretora de Governança, é que todos as secretarias da atual gestão, realizem seus processos integrados ao sistema. “Dentre as várias reformas na legislação nacional está a transformação do governo em governo digital. Precisamos virtualizar os processos administrativos e escolhemos uma plataforma gratuita, fornecida pelo governo federal. Com isso chegaremos ao nosso objetivo que é papel zero, colaborando com as resoluções da ONU sobre a sustentabilidade”, enfatiza.
De acordo com o secretário de Cultura, Genival Crescêncio, a utilização da plataforma serve para otimizar os trabalhos e oferece a possibilidade de acompanhar em tempo real todas as etapas dos processos realizados pelas secretarias e departamentos municipais.
“Hoje nós estamos aqui finalizando esse treinamento do sistema eletrônico de informação, porque além de facilitar alguns trâmites também contribui para a padronização de toda documentação junto à gestão municipal. Pelo sistema, podemos acompanhar todos os passos que o processo faz ao longo das etapas”, pontua.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio