SMSI: Barqueiros e rabeteiros recebem certificação de curso realizado pela Marinha do Brasil
Foi realizado neste sábado, 8, no auditório da Escola José Mendonça Vergolino, a cerimônia de certificação dos cursos de Marinheiro Fluvial, Auxiliar de Convés e Máquinas (MAF/MMA) e Segurança de Embarcação de Passageiros (ESEP). As capacitações foram ofertadas pela Capitania dos Portos, em parceria com a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI).
As aulas aconteceram entre os dias 15 e 19 de abril na Casa da Criança, bairro Santa Rosa, pela manhã e tarde. O curso foi direcionado especialmente para a segurança de embarcações de passageiros, atendendo profissionais que já possuíam habilitação de pescador profissional ou de marinheiro auxiliar e que fizeram a reciclagem. Durante a cerimônia, também foi revalidada a carteira adquirida em cursos anteriores.
Gerinaldo Conceição Alves tem mais de uma década pilotando e está feliz em receber sua certificação. “Curso muito bom para nos qualificar e capacitar para atender melhor os passageiros, garantir a segurança de todos que andam com a gente. Muito feliz de ter realizado o curso, estar sendo valorizado e agora vir receber essa homenagem e esse certificado”, afirma.
Cerca de 70 pilotos de embarcações que atuam nos rios da região participaram do curso, que teve carga horária de 50 horas/aula. Entre o conteúdo do curso estão marinharia, estabilidade, navegação, regras de manobra, prevenção da poluição hídrica, motores, combate a incêndio, primeiros socorros, equipamentos de salvatagem (técnicas de resgate e manutenção da vida após um acidente) e sobrevivência do náufrago, além da parte estrutural de marcação e legislação marítima.
“Foi um curso com muito conhecimento. Como eles falaram ali, somos os responsáveis pela segurança de todos e por garantir que todos façam uma boa viagem. Posso dizer que aprendi muita coisa e o sentimento é de gratidão por poder participar e agora pegar o meu certificado”, declara o piloto Francisco Dias de Abreu, 59 anos, que há sete anos iniciou na profissão.
A ideia da SMSI é que outro curso seja realizado ainda este ano por meio da parceria com a Marinha do Brasil. “Nós estamos com um cronograma, onde todos os anos, a Marinha possa vir pelo menos duas vezes em Marabá e administrar os cursos para pilotos, legalizar as embarcações, fazer uma reciclagem, um treinamento a mais e isso está acontecendo. Este ano, nós entramos em contato mais cedo com a Capitania dos Portos para encaminhar as equipes e, assim, foi feito. Vão ter duas turmas. Uma para reciclar e a outra para tirar a primeira carteira. As embarcações já estão sendo regularizadas para a documentação”, explicou Jair Guimarães, titular da SMSI.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes