Secult: Programação do 37º Festejo Junino de Marabá mostra fortalecimento da cultura
Festejo traz Juninas, Bois-Bumbás, inclusive mirins, companhias de dança, pássaro junino e muita diversão para todo o público
Entre 22 e 30 de junho de 2024, o município vai viver dias intensos de muita programação cultural com o 37º Festejo Junino de Marabá. O evento vai receber mais 40 agremiações entre Juninas Adultas e Mirins dos Grupos A e B, Juninas convidadas, entre elas uma indígena, Bois-Bumbás, Companhias de Dança, Concurso da Rainha da Diversidade, shows culturais na Praça de alimentação e muito mais. O festejo é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), com apoio da Liga Cultural de Marabá (LICMAB) e Equatorial Energia, na Arena Junina, localizada na Praça do Pescador, Marabá Pioneira.
“A nossa Arena Junina se transforma em um grande espaço cultural da cidade e esse ano tem, assim como ano passado, uma programação bem diversificada, além dos grupos que competem na arena, nós teremos a participação especial de uma junina da terra indígena, Mãe Maria. Ano passado nós tivemos uma, esse ano é outra. Teremos também as companhias de dança Yaguara e Salvatore. Esse ano, o Rouxinol se apresenta pela terceira vez. Também teremos uma apresentação de um boi-bumbá mirim. No passado, a cidade teve diversos bois mirins. Esperamos que o grupo possa revitalizar esses outros para dar continuidade”, ressalta Genival Crescêncio, secretário de Cultura de Marabá.
A programação começa no dia 22 de junho com o arrastão cultural. Os grupos fazem a concentração na Praça Duque de Caxias, no bairro Centro do núcleo pioneiro, e por volta das 20 horas, saem em percurso pela Orla até a Arena Junina, onde há uma apresentação simbólica das Juninas e Bois-Bumbás e concurso da Rainha da Diversidade. Genival explica que as Juninas Mirins não são obrigadas a participar do Arrastão, mas a participação conta ponto no concurso para as Juninas Adultas. A estimativa da Secult é que diariamente o público seja de 10 mil pessoas na Arena Junina e Praça de Alimentação.
“Nós temos uma junina da Vila Santa Fé. Teremos também a apresentação de uma junina do Km 21. Essa só fará uma apresentação especial, mas a da Vila Santa Fé compete no grupo B. E as Mirins também não têm a obrigatoriedade de participar do arrastão, mas os grupos adultos ganham um ponto pela participação, nesse arrastão, evento bastante aguardado pela comunidade”, reitera o secretário Genival.
Além da programação na Arena Junina, o Festejo conta com programação cultural na Praça de Alimentação todos os dias com DJ’s e shows de artistas locais. São cerca de 40 barracas de comidas típicas e regionais, doces e outros produtos juninos. Tradicionalmente, a Praça apresenta a Feira do Pôr do Sol, que divulga talentos de artesãos e cozinheiros da gastronomia regional e exposição de artesanatos do Projeto Centro de Atendimento à Criança e Adolescente (Ceaca). Além disso, o evento dispõe de mais de 100 vendedores ambulantes.
O concurso do 37º Festejo Junino de Marabá será diferente do ano passado. Nesta edição, durante a semana, serão cinco dias de classificação e as cinco melhores juninas irão para a final do grupo B, a final do grupo A e Boi-Bumbá. Na sexta, 28, será a final do grupo B, conforme a programação, e no sábado, 29, é a final do Boi-Bumbá e no domingo, último dia, é a final do grupo A.
Segundo a presidente da Licmab, Sebastiana Santos, entre 23 e 27 de junho as apresentações das juninas e bois-bumbás, que participam da competição. O resultado dos vencedores será na sexta-feira, 28.
“Nos três últimos dias do Festejo, os grupos vencedores se apresentarão conforme sua categoria, sendo, respectivamente: dia 28 as juninas do Grupo B; dia 29 os bois-bumbás; e finalizando, dia 30, as juninas do Grupo A. Serão nove dias de muito encanto para o público, pois, os grupos estão empenhados para entregar excelentes apresentações”, detalha Sebastiana.
Após a apresentação de abertura, no sábado, começam os dias de classificação. No domingo, 23, a arena recebe a Junina Alegria não Tem Idade, com os idosos atendidos pela Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), as Juninas Mirins Luar do Sertão e Fogo no Rabo, o Boi-Bumbá Tribo Diamante Negro, as Juninas do Grupo B Coração de Estudante e Coração Junino e as Juninas do Grupo A Gigantes do Norte e Sereia da Noite. Na Praça de Alimentação tem Dj Maestro Nilson e Show Forrozão 4×4, a partir das 19 horas.
Na segunda, 24, o público prestigia as Juninas Mirins Sereia da Noite e Splendor, Bois-Bumbás Estrela Dalva e Aroeira, Juninas do Grupo B Luar do Sertão e Diamante Negro, Juninas do Grupo A Balão Chita e Fuá da Conceição. Na Praça de Alimentação, a animação fica por conta do Dj Renison Vip e Show Lynda Sousa.
Na terça-feira, 25, a programação é aberta com a Companhia de Dança Yaguara. Depois tem apresentações das Juninas Mirins Águia de Fogo e Coração Junino, Bois-Bumbás Senador e Treme-Terra, Juninas do Grupo Sedução Junina, Arrastão do Araguaia e Juninas do Grupo A Levada Louka e Splendor Junino. Na Praça de Alimentação, a agitação será promovida pelo Dj Dudu e Shows Gabriel e Banda e Cássio José.
Na quarta-feira, 26, as agremiações a se apresentarem são a junina convidada Estrela do Norte, Juninas Mirins Levada Louka e Arrastão do Amor, Bois-Bumbás Brilho da Noite e Flor do Campo, Juninas do Grupo B Rei do Sertão e Balão Dourado e Juninas do Grupo A Fogo no Rabo e Arrastão do Amor. Na Praça de Alimentação, Dj Júnior Batidão e Show Izael Costa promovem a festa para o público.
Na quinta-feira, 27, a Companhia de Dança Salvatore abre a programação na Arena Junina. Depois tem Juninas Mirins: Gigante do Norte, Amor Perfeito e Encanto Junino, Juninas do Grupo B: Águia de Fogo e Moleca Sem Vergonha e Juninas do Grupo A: Amor Perfeito e Arretados da Paixão. Na Praça de Alimentação tem Dj Rony Boy e Show de Zé Henrique.
Na sexta-feira, 28, uma novidade é a apresentação do Boi-Bumbá Mirim Flor do Campo, da 3ª colocada da Junina Mirim e a final das Juninas do Grupo B. Na Praça de Alimentação, a animação fica por conta do Dj Luan Hi-Fi e Shows de Ricardo Oficial e Negra Melodia.
No sábado, 29, o público prestigiará a Junina convidada Explosão Kojakati, da Terra Índigena Mãe Maria, a apresentação da 2ª colocada da Junina Mirim e a final dos Bois-Bumbás. Na Praça de Alimentação, Dj Bravini e Shows Garoto Play e Charles do Arraia fazem a alegria do público presente no local.
No domingo, 30, o encerramento traz apresentação do Pássaro Junino Rouxinol, depois tem a 1ª colocada da Junina Mirim e a grande final das Juninas do Grupo A. Na Praça de Alimentação, a festa termina com Dj Pinto e Show Ruanna Ly.
Segundo Genival Crescêncio, o nosso festejo fortalece a cultura na região cada vez mais, com reconhecimento estadual e municipal, como manifestação imaterial. Isso é refletido nas juninas convidadas, resgate do Boi-Bumbá mirim e outras apresentações, com das companhias de dança, pássaro junino e outras, tornando o Festejo de Marabá, um dos maiores do Estado do Pará.
“É um empenho da comunidade com as atividades que fortalecem cada vez mais o movimento. E também pelo estado e o município reconhecerem essa manifestação, tombada desde 2011 a nível de Estado como manifestação de natureza imaterial, e no município em 2022 houve esse reconhecimento, atrelado a esse reconhecimento do poder público tem um empenho efetivo da sociedade. Hoje, Marabá é uma das cidades do Brasil que possui um grande número de juninas e quem fala isso é a Confederação Brasileira dos Quadrilheiros. Informação que chegou há dois anos na secretaria. Atualmente, aqui na cidade, o número é superior a quatro dezenas de juninas”, confirma o Secretário de Cultura do município.
Programação Cultural:
Texto: Kélia Santos com informações da Assessoria da Licmab
Fotos: Arquivo Secom