Sevop: Obras do novo prédio do SAE/CTA entram em nova etapa de construção
A fase agora das obras do novo prédio do Serviço de Assistência Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, é de finalização do reboco, com 90% conclusão, finalização da cobertura que já está mais de dois terços concluídos e início da colocação do piso.
O mestre de obras, Deyvison Robson, explica que por ser uma obra muito grande os servidores atuam em diversas frentes. “Esgoto já está 90% finalizado. A tubulação elétrica também já foi 90% concluída. Dos três blocos, já vamos iniciar a colocação da cobertura no último, o que devemos concluir ainda este mês. Ao mesmo tempo que iniciamos a colocação do piso no primeiro e finalizamos o reboco”, ressalta.
O novo espaço contempla 52 salas, divididos em três blocos (administrativo, laboratorial e ambulatorial). “Nós teremos uma estrutura muito grande e preparada para trabalharmos o diagnóstico, promoção, prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), no sentido laboratorial. Também teremos o bloco ambulatorial, onde fazemos o monitoramento das pessoas que são acompanhadas no município de Marabá e região”, destaca Katiane Chaves, coordenadora do SAE/CTA.
O projeto em construção vai contar com vários consultórios, sendo ginecológico, de enfermagem (um para atendimento de pacientes HIV e um para pacientes de Hepatites) e de triagem nutricionista, serviço social, arquivo, farmácia, clínico geral e infectologista. Os pacientes também terão serviço odontológico, pediatria, salas de vacina, de injetáveis, de análise viral, de coleta e de reunião, além de brinquedoteca. O novo CTA terá ainda sala de aconselhamento, laboratório, exames de sorologia e auditório.
O novo prédio está localizado na Folha 25, via de acesso à Transmangueira, núcleo Nova Marabá. O terreno tem 2.500 metros quadrados e o prédio terá 881,50 metros quadrados. Para execução da obra são utilizados cerca de 40 operários.
“Expectativa maravilhosa, melhor possível até porque a estrutura do novo prédio é uma estrutura física adequada para o atendimento dos usuários SUS, especificamente voltada ao atendimento das pessoas em situação de IST, HIV, Aids, Hepatite Virais, do município de Marabá e região. Garantindo o direito dos nossos usuários. Isso é muito importante pontuar”, reforça Katiane.
Atualmente, o SAE/CTA atende no prédio do antigo Centro de Especializações Integradas (CEI), localizado na Folha 32, ao lado do CAPS. Vale lembrar que o órgão atende pacientes de outros 11 municípios vizinhos, que compõem a 11ª Regional de Saúde do Pará.
O SAE/CTA é o responsável por diagnosticar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) como HIV, Sífilis e hepatites virais (B e C) entre outras. Além disso, o centro realiza assistência, monitoramento dos pacientes diagnosticados e disponibiliza medicações gratuitas. O local conta com uma equipe composta por 42 servidores, que atendem, em média, 4 mil pessoas. Além do público geral, são atendidas gestantes em fase pré-natal, pessoas em situação de privação de liberdade e o público LGBTQIA+. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Patrícia Pereira sob supervisão de Osvaldo Henriques