Semma: Alunos da Escola João Anastácio, na Folha 16, realizam passeata para conscientizar sobre as queimadas
Na manhã desta terça-feira,18, cerca de 300 estudantes da Escola João Anastácio de Queiroz, da Folha 16, participaram de uma passeata de conscientização a respeito dos efeitos das queimadas para a população. A ação foi organizada pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma) e seguiu pela via entre as Folhas 16 e 21 até a rotatória da Folha 15.
A passeata está dentro das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, que se estendem por todo o mês e é resultado do projeto Agenda Ambiental nas Escolas, realizado pelo DEA.
“Todo ano, a gente faz esse apelo à população de Marabá para evitar as queimadas. Neste ano, a escola João Anastácio é uma das escolas que está em nosso projeto. Haverá outras escolas fazendo esse apelo à população para que não queimem, coloquem o lixo no local certo. Tanto na zona rural, como urbana, a gente faz esse apelo, que a população tente se conscientizar que a queimada é prejudicial à saúde e também ao meio ambiente”, ressalta Socorro Lins, coordenadora do DEA.
Segundo Raimunda Sousa, coordenadora pedagógica da escola, os alunos dedicaram dois dias para o levantamento de dados no laboratório de informática e dois dias para a produção dos cartazes, que traziam mensagens sobre a preservação das florestas como “Quando a natureza sufoca, quem não respira é você”.
“É para os alunos se conscientizarem da importância, que nós temos que preservar o meio ambiente, evitando as queimadas. Sempre que for limpar o quintal, pegar o lixo e colocar em sacos para que o caminhão do lixo leve e não queimar o lixo porque isso prejudica o meio ambiente e a nossa saúde”, observa.
O estudante do 8º ano, Eduardo Brito, de 13 anos, destacou que a atividade trouxe, inicialmente, um alerta sobre o risco da queimada à comunidade escolar.
“É importante preservar a natureza porque as árvores geram o fruto que nos alimenta e traz o oxigênio que respiramos. Numa área de lazer, com uma árvore, tem sombra e a gente fica mais confortável. Os professores passaram em sala de aula e nós viemos para o pátio produzir os cartazes”, explica.
Também do 8º ano, outra estudante que participou da passeata foi Clara Lúcia Flach, de 13 anos. Ela conta o quanto foi proveitoso participar do momento e a importância de levar a mensagem sobre a preservação do meio ambiente à comunidade.
“Gostamos de falar muito sobre as queimadas, o desenvolvimento das árvores, sobre desmatamento. A importância é porque a árvore é a nossa vida, praticamente. Ela dá o ar para respirar, um ambiente mais frio. Nossa passeata foi muito importante para a gente passar para os outros o que estudamos na escola sobre fazer o certo, não desmatar, não queimar as árvores. Já tive o caso de uma avó minha que passou muito mal, foi pro hospital por causa de muita fumaça”, afirma.
Programação
20/06 – Palestra sobre prevenção às queimadas na Escola Darcy Ribeiro;
21/06 – Trilha Ambiental na Escola Cristo Rei e palestra sobre desmatamento, fauna e flora na Empresa Construtora JL
26/06 – Passeata contra as queimadas na Escola Darcy Ribeiro
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes