Seaspac: Agentes Comunitários e servidores dos CRAS participam do Ciclo Saúde e Proteção Social
Equipes de Agentes Comunitários de Saúde e dos CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e servidores da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, bem como da Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) participam hoje (20) e sexta-feira, 21, de atividades do programa Ciclo Saúde Proteção Social, que é uma iniciativa da Fundação Vale, em parceria com o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) e secretarias municipais de saúde e assistência social, visando contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica (SUS) e reduzir as desigualdades de acesso das populações mais vulnerabilizadas.
“É um programa que vem buscando melhorar o atendimento à nossa população. Eles se qualificam para realizar treinamentos, capacitações com os profissionais para melhorar o atendimento e buscando estratégias para melhorar o trabalho. E esse encontro hoje, na verdade, é para mostrar o resultado de um trabalho realizado pelas equipes nas unidades de saúde. Um trabalho que eles vêm realizando ao longo do tempo para o melhor atendimento à população”, destacou Sabrina Accioly, diretora de Atenção Básica.
O encontro é realizado no auditório da Unama no Partage Shopping. Dentro da programação será promovida a Mostra de Práticas Compartilhando Experiências Exitosas do SUS (Sistema Único de Saúde) e SUAS (Sistema Único de Assistência Social) em Marabá, como parte do percurso formativo do programa. Nessa mostra são apresentados os Planos Locais de Ação, elaborados e executados pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde e dos CRAS que, com planejamento, articulação e recursos disponíveis, contribuíram para aproximar os usuários das unidades, fortalecendo os vínculos e a relação com as comunidades.
“Eles vão mostrar o resultado desse plano local e vão ver também as outras equipes apresentando as estratégias que utilizaram. É uma troca de ideias, para que cada um melhore o seu trabalho”, explicou Amanda Silva Campos, assessora técnica do Ciclo Saúde e Proteção Social.
No encontro será avaliado o desenvolvimento dos trabalhos com o apoio dos 600 novos equipamentos entregues esse ano, que são aparelhos de pressão arterial, balanças, tabletes, notebooks, impressoras, câmaras frias entre outros. Os equipamentos foram doados pelo Programa Ciclo Saúde para melhorar o atendimento aos pacientes, facilitando a comunicação entre as Unidades Básicas de Saúde.
“Esse projeto visa trabalhar alguns temas específicos que as equipes de saúde veem como dificuldade nas áreas que eles atuam, por exemplo, na UBS Pedro Cavalcante uma equipe trabalha o tema de puericultura e outra equipe a questão das gestantes. Então, além de auxiliar nos indicadores, na questão da gestante, a gente consegue abranger mais esses pacientes que não estavam sendo acompanhados de forma adequada”, enfatizou, Lohhana Beatriz, gerente da UBS Pedro Cavalcante.
A última entrega de equipamentos foi realizada na quarta-feira, dia 19 de junho, por meio de um termo de compromisso firmado entre a Instituição Vale e Secretaria de Saúde. Foram entregues 20 bolsas para tablets e um provedor de internet.
“Muito gratificante para os nossos servidores. Também patrocinaram vários equipamentos, ajudaram a construir os planos e só tem ações positivas e é nessa perspectiva que nós queremos porque a capacitação é ser efetiva na prática. Eles estão a contento fazendo isso com a parceria entre a prefeitura sem nenhuma contrapartida orçamentária, então isso é importante”, pontuou Najdalúcia Oliveira, titular Seaspac.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes