Cidadania: Seaspac e Comdim participam da cerimônia de implantação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal
Nesta sexta-feira, 21, foi inaugurada a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Vereadores de Marabá. A cerimônia foi no Plenário Thiago Koch e contou com a presença de autoridades e órgãos de proteção da mulher. A procuradoria é mais um instrumento em defesa dos direitos da mulher.
“Hoje nós estamos implantando a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Marabá. Isso nasceu em 2013, então, percorreram-se 11 anos até chegar a implantação. É uma instituição que vai fazer parte da rede de enfrentamento e mais uma ferramenta que vai fortalecer a rede de proteção e de defesa da mulher, defesa dos seus direitos, do combate à violência. A procuradoria vai organizar cursos, palestras de conscientização. É um setor que vai acolher a mulher vítima de violência e encaminhar para os órgãos competentes”, destacou a vereadora Cristina Mutran.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Alécio Stringari; procuradora especial da Câmara Municipal, vereadora Elza Miranda; procuradora adjunta, vereadora Cristina Mutran e demais vereadores, além da secretária de Assistência Social, Nadjalúcia Oliveira, e Luana Bastos, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direito da Mulher (Comdim).
“A implantação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal é mais uma vitória para a rede de enfrentamento e fortalecimento de Marabá. Quem ganha são as mulheres, infelizmente, vítimas de todo tipo de violência, mas também uma forma de prevenção, porque o nosso objetivo é a prevenção, levar informação, políticas públicas. Então, Marabá mais uma vez está de parabéns por ter este momento e mais um instrumento para a rede”, exaltou a presidente do COMDIM, Luana Tavares Bastos.
Ativista em defesa dos direitos e garantias das mulheres em Marabá, Rosalina Pereira Izoton, presidente do Grupo de Mulheres Arco Íris da Justiça, comemorou mais uma vitória nesta luta em relação a garantia de direitos. Para ela, é um momento de reconhecimento da Câmara que sempre atuou conjuntamente com as instituições de proteção dos interesses da mulher.
“Vitória para as mulheres de Marabá. Essa procuradoria especial da mulher vem para somar. Somar muito mais força, mais esperança, busca de políticas públicas para as mulheres. E também é um momento em que, como essa procuradoria é instalada dentro da Câmara, a gente sente essa segurança por parte do legislativo. Então, é um momento muito especial, muito maravilhoso”, comemora.
A Procuradoria da Mulher é um órgão que já foi criado pelo Senado Federal, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais de todo o Brasil, com o intuito de garantir maior representatividade e visibilidade às mulheres na política e impulsionar a elaboração de políticas públicas de igualdade de direitos entre homens e mulheres nas casas legislativas.
A titular da Seaspac, Nadjalúcia Oliveira destaca que várias políticas públicas voltadas para as mulheres avançaram nos últimos anos.
“Marabá já foi contemplada com a Casa da Mulher Brasileira pelo governo federal, que é um instrumento onde reúne várias políticas públicas centralizadas para que a mulher não fique numa peregrinação de órgãos quando vai buscar o atendimento. E, agora, a Câmara implanta um instrumento muito importante que é a Procuradoria da Mulher. Então, Marabá está num patamar dos mais elevados em termos de políticas públicas direcionadas à mulher”, enfatiza a secretária.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes