37º Festejo Junino: Esquema de segurança garante a organização do evento
Para que a 37ª edição do Festejo Junino seja realizada de forma segura a todos os participantes, a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), Departamento do Código de Postura e Defesa Civil com bombeiros civis, e outros órgãos de segurança como a Polícia Militar, montaram um esquema com policiamento, prevenção de acidentes, organização do trânsito e de ambulantes e segurança ao patrimônio público.
A Guarda Municipal de Marabá atua no festejo desde a abertura e paralelamente promove a segurança de escolas com rondas em vários locais, como São Félix, Cidade Nova, Jardim União e Liberdade. Sendo 17 agentes por noite.
“Desde sábado, dia 22, até hoje, não teve nenhuma ocorrência nos eventos, tanto no oficial de Marabá quanto nas escolas que estão recebendo esse apoio. Então, graças a Deus, por enquanto, tá tudo transcorrendo normalmente”, ressaltou o coordenador da GMM, inspetor Leão.
No trânsito, a organização é realizada pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) com efetivo diário de 25 agentes e apoio de 7 viaturas, entre motocicletas e carros. De acordo com Vinícius Dezem, responsável da equipe de fiscalização, o isolamento de alguns trechos próximos à Arena acontece durante a parte do dia, já o bloqueio da Avenida principal se dá a partir de 17h30, até o final do evento. O efetivo se destaca nas extremidades para manter o isolamento, além de realizar trabalhos de educação no trânsito e fiscalização.
“Trabalhamos na segurança viária para a população de condutores e pedestres, já que este é um evento noturno e possui movimentação intensa de veículos”, destaca.
No quesito segurança patrimonial, entram em ação os agentes do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), realizando rondas por dentro e por fora da Arena Junina. Diariamente são 27 servidores que se espalham em pontos estratégicos do evento.
“Fazemos rondas para manter a ordem e coibir vandalismo em toda área do festejo e promovendo a ordem em toda parte”, enfatiza Francisca Martins, coordenadora da equipe noturna.
O Departamento Municipal de Fiscalização de Postura (DMFP) está atuando com também se faz presente, com 5 fiscais atuando no objetivo de garantir acessibilidade aos pedestres, sendo proibida a instalação de ambulantes nas passarelas e vias públicas, além de proibir o uso de garrafas em vidro e a presença de ambulantes não cadastrados na Postura.
“É importante estarmos presentes nesse evento para manter a ordem nesses quesitos, dando o direito de ir e vir dos pedestres e que os ambulantes trabalhem com segurança”, explica Anderson Couto, fiscal de Postura responsável pela equipe noturna.
Para a prevenção de acidentes em torno da área do festejo, além de impedir a entrada de pessoas não autorizadas no meio da Arena, a Coordenadoria de Defesa Civil atua com 10 bombeiros civis treinados e preparados com kits de primeiros socorros, sendo 8 na Arena e dois no palco da Praça de alimentação.
Todos os dias estão trabalhando nessa missão de primeiros socorros. É um trabalho que eles estão fazendo com muita, com muito amor, muita garra e muita determinação”, ressalta.
Segundo o responsável pela equipe, o bombeiro civil André Lima, o objetivo principal dos agentes é trabalhar na prevenção de qualquer incidente. “O bombeiro se faz importante em qualquer lugar onde há aglomeração de pessoas, para se ter o controle de fluxo, segurança com os fogos de artifício e demais situações que podem causar acidentes”, destaca.
O Festejo também recebe apoio da Polícia Militar.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes