Festejo Junino: Departamento do Código de Postura atuou na organização dos vendedores ambulantes
Durante todas as noites do 37º Festejo Junino de Marabá, o Departamento do Código de Postura acompanhou de perto as instalações e ambulantes que atuaram na maior festa da nossa terra. Eram cerca de 90 ambulantes e 33 barracas fiscalizadas pelo menos três vezes por noite, por uma equipe de cinco integrantes que permaneceram durante toda a noite no local.
Entre os itens verificados estavam a proibição de venda de garrafas de vidro, a autorização das barracas e a carteirinha de manipulação de alimentos dos ambulantes que trabalhavam com comida, entre outros itens.
“Apenas alguns ambulantes estão autorizados a subir nas arquibancadas e para isso é necessário estar usando colete e boné. Então também verificamos isso. Passamos também em todas as barracas conversando com eles e verificando se estavam cumprindo uma série de requisitos que foi passado para eles, como condição de segurança e higiene para se trabalhar no Festejo Junino”, explica a fiscal Sara Catarina.
Segundo ela, surgiram algumas denúncias, mas sem maiores problemas com os ambulantes. “Verificamos porque não podia ter menor de idade trabalhando também. Mas no geral, o pessoal já conhece o trabalho da gente e respeita. Foi um festejo tranquilo com muita diversão e quase nenhum caso que gerasse problemas”, conta.
A ambulante Cassilda Maria Furtuoso, 52 anos, contou que já atua há 12 anos no festejo vendendo comidas. “É bom que todo mundo trabalhe com licença. A gente vai lá garante a licença, tudo direito é justo que fiscalizem para que ninguém tente passar a perna. Demonstra preocupação com a gente que está regularizado e com os clientes”, acrescenta.
A Clarinete Ferreira, 52 anos, também ficou feliz em ver os agentes circulando pelas barracas do festejo. “Tenho alguns anos trabalhando no festejo. Vendendo batata frita, pastelão, vatapá e gosto da postura dos agentes porque inibe as pessoas a fazerem coisas irregulares e perigosas, como as garrafas de vidro. Temos há anos um festejo com paz, onde não há brigas nem casos de violência”, destacou a ambulante.
Em relação a segurança, a Guarda Municipal de Marabá (GMM) também atuou no festejo desde a abertura e, paralelamente, promoveu a segurança de escolas com rondas em vários locais, como São Félix, Cidade Nova, Jardim União e Liberdade. Sendo 17 agentes por noite.
No trânsito, a organização foi realizada pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) com efetivo diário de 25 agentes e apoio de 7 viaturas, entre motocicletas e carros.
Os agentes do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) também realizaram rondas por dentro e por fora da Arena Junina. Diariamente foram 27 servidores que se espalharam em pontos estratégicos do evento.
A Coordenadoria de Defesa Civil também atuou com 10 bombeiros civis treinados e preparados com kits de primeiros socorros, sendo 8 na Arena e dois no palco da Praça de alimentação.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio