Esportes: Marabá e região conquistam 15 medalhas no Campeonato Brasileiro de Jiu-jítsu 2024
Os atletas de Marabá brilharam no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2024, realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), nos dias 22 e 23 de junho, no ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri, São Paulo. O evento, a maior competição kids do país para atletas entre 10 e 15 anos, contou com a participação destacada da equipe Avante, que trouxe na bagagem um total de sete medalhas para a cidade.
Um dos maiores destaques foi a jovem Eduarda Costa, de 13 anos, que é autista e subiu ao pódio como vice-campeã brasileira. Eduarda, integrante do Projeto Social Jiu-jítsu Marabá, que corre na Marabá Pioneira e tem parceria com a equipe Avante, revelou-se um exemplo de superação. “Foi muito bom. Perdi na final, mas fiquei feliz com o meu desempenho”, disse a atleta, que pratica o esporte há seis anos.
A mãe, Jaqueline Costa Caires, contou que o esporte transformou a vida da filha: “Eduarda não gostava de contato físico, mas o Jiu-Jítsu a ajudou a superar isso e hoje ela interage muito mais com as outras crianças”.
Além de Eduarda, outros seis atletas da equipe Avante subiram ao pódio, conquistando uma medalha de ouro, três de prata e duas de bronze. Reginaldo Coelho, professor e capitão da equipe, elogiou o desempenho dos jovens: “A competição reuniu 3.244 crianças de todo o país. Foi um campeonato de alto nível e nossos atletas estavam bem preparados. Conseguimos 15 medalhas no total, somando todas as nossas delegações de Marabá e outras cidades”.
A equipe conta com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), como explica Ney Alves, titular da Semel. “A Semel tem um bom relacionamento com todas as modalidades esportivas. Estamos constantemente apoiando a Avante fornecendo material, passagens e logística. Suporte que tem colaborado para o sucesso dos nossos atletas”, ressalta.
Wellington Farias é um dos professores do projeto social que atende a comunidade na Marabá Pioneira e explicou como funciona a iniciativa: “O projeto começou em 2015 e hoje atende cerca de 140 alunos. Não cobramos mensalidades e conseguimos doações de kimonos graças à parceria com a Avante. Os pais também ajudam muito. Esse apoio é crucial para mantermos as atividades e participarmos de competições”.
A competição organizada pela CBJJ também foi marcante para Maria Kamilly Moreira de Souza, de 13 anos, que conquistou uma medalha de prata. “O Jiu-Jítsu significa muito para mim. Me ajudou a escolher um caminho melhor e conhecer lugares que nunca imaginei. Meu sonho é me tornar campeã mundial”, afirmou a atleta, que pratica o esporte há um ano e oito meses.
Giovana Guedes, de 15 anos, é outro talento em ascensão. Com 11 anos de prática, ela já acumula 67 medalhas e sonha em se tornar profissional. “O Jiu-Jitsu é uma terapia para mim. Quero continuar no esporte, abrir uma academia e seguir o legado do professor Reginaldo”, declarou Geovana, que subiu ao pódio em Barueri, conquistando o segundo lugar em sua categoria e que é primeira colocada no ranking nacional em sua categoria.
Os resultados positivos alcançados pelos atletas de Marabá no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu 2024 são fruto de muito trabalho, dedicação e apoio. A equipe Avante, com o suporte da Semel e da comunidade, continua a inspirar e transformar vidas por meio do esporte.
Lista de medalha dos atletas de Marabá
– Wesley Victor de Lima Farias – Bronze
– Maria Kamilly Moreira de Souza – Prata
– Eduarda Costa Caires Capel Fiochi – Prata
– Jorge Henrique Primo Nunes – Ouro
– Arthur Decker Miranda – Bronze
– Maria Giovana Guedes -Prata
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes