SMSI: DMTU realiza sinalização horizontal e vertical em vias pela cidade
Um serviço importante realizado pela Coordenação de Sinalização do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano Marabá (DMTU) é a sinalização horizontal e vertical das vias públicas da cidade, executada por meio de uma empresa terceirizada.
Entre junho e julho, o serviço alcançou as Avenidas Tocantins e VP-8, que foram recapeadas, além de vias nas Folhas 5, 7, 32, Núcleo São Félix, Residencial Tiradentes e nas Vilas Sororó e Brejo do Meio. A equipe também fez o levantamento na Vila Capistrano de Abreu.
As demandas para realização da sinalização chegam ao DMTU por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) ou ofícios protocolados pela população na sede do departamento, na Folha 32, Nova Marabá.
“A gente realiza o levantamento em campo, faz o projeto e envia para a secretaria. A secretaria vai aprovar ou não, orçar com a empresa terceirizada e depois a gente vem acompanhar eles instalarem a pintura e a sinalização tanto em novas vias que são pavimentadas com concreto atualmente, quanto vias antigas que precisam de revitalização”, explica João Victor Silva, coordenador de Sinalização do DMTU.
O trabalho de implantação e renovação da sinalização viária é contínuo em várias regiões do município.
Recentemente o foco foi a Avenida Paraíso, no bairro Independência, onde são instaladas placas de sinalização e realizadas pinturas de faixas próximas à Escola Irmã Theodora. Serão colocadas 12 placas , incluindo sinalizações de faixa de pedestre, área de embarque e desembarque de transporte escolar, proibição de estacionamento e redução de velocidade, entre outras.
O Núcleo de Educação Infantil (NEI) Fernando Pessoa, localizado na mesma avenida, também recebeu a implantação de placas e a pintura de faixas de pedestre para garantir maior segurança aos alunos e à comunidade escolar.
Além disso, os serviços de sinalização foram executados na Folha 10, área recentemente pavimentada, que agora conta com nova pintura de vias e instalação de placas. Outros pontos que receberam atenção há poucos dias, foram a Avenida Alfredo Monção e a Rua Cuiabá, no Núcleo Cidade Nova, onde as faixas de pedestres e outras sinalizações estão revitalizadas.
O objetivo do DMTU é garantir a segurança de motoristas e pedestres, especialmente em áreas de grande circulação como escolas e vias recém pavimentadas. A sinalização adequada também contribui para a organização do trânsito, reduzindo o risco de acidentes e promovendo uma mobilidade mais eficiente.
Além das placas e faixas, o DMTU tem investido em campanhas educativas para conscientizar os condutores sobre a importância do respeito à sinalização.
Veja outras fotos:
Texto: Ronaldo Palheta e Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio Santos e Patrícia Silva, sob orientação de P. Sérgio Santos