Seaspac: Campanha Agosto Lilás de proteção à mulher teve abertura oficial no dia 7
O Plenarinho da Câmara Municipal de Marabá sediou na quarta-feira, 7, a abertura da Campanha “Agosto Lilás”, de proteção à mulher. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres. A ocasião celebrou também os 18 anos de criação da Lei Maria da Penha no Brasil.
A mesa contou com representantes de movimentos sociais de defesa da mulher, entidades governamentais, secretarias, Ministério Público e demais organizações e iniciativas que fazem parte da rede de proteção à mulher no município, dentre elas, a coordenadora de políticas públicas da mulher da Seaspac, Nacaíra Caldas, que destacou a importância em relembrar quase duas décadas da Lei Maria da Penha.
De acordo com a coordenação de Políticas Públicas da Mulher/Seaspac a criação da Lei Maria da Penha faz 18 anos e é uma das leis mais famosas do país. Esse evento tem por objetivo conscientizar a população quanto ao alto índice de violência que ocorre a cada dia, em específico à mulher e à violência familiar também. Um longo caminho já foi percorrido, mas ainda é preciso avançar, por isso, a conscientização é muito importante. Com a mobilização, mais pessoas podem ser alcançadas, inclusive pessoas que realmente precisam desse atendimento. Não vai adiantar a mulher gritar entre quatro paredes, ela tem que realmente recorrer à rede de atendimento, proteção, para conseguir alcançar seus direitos legais.
Além das abordagens a respeito das leis afins, a abertura destacou sobre o empoderamento feminino e a independência que a mulher pode ter, além dos vários tipos de violência, como a verbal e até mesmo o feminicídio, por exemplo. De acordo com a Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (Comdim), Luana Bastos, avançar nunca é demais quando se trata da proteção e assistência à mulher.
Para o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Marabá (Comdim) Marabá tem uma rede fortalecida e quase completa, precisamos sempre avançar. Por isso, o Conselho vem fomentando e acompanhando os órgãos, com as qualificações, palestras, e o Agosto Lilás não vai ser diferente. A gente tem que sempre estudar as causas, entendê-las e temos que propor soluções para cada situação, só assim a gente pode avançar, juntamente com a rede de proteção”, enfatiza.
A programação segue durante o restante do mês, com palestras em escolas e encerra dia 30 com uma ação social com palestras e serviços de saúde gratuitos nas dependências de uma faculdade particular (Universidade Paulista – UNIP), localizada na Folha 32, em frente ao antigo prédio da Polícia Federal. Palestrantes de Belém estão convidados e apresentam novas experiências, novas realidades para ajudar no desenvolvimento das políticas públicas necessárias.
Acompanhe a programação do Agosto Lilás:
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Wellen Oliveira, sob supervisão de Sávio Calvo