
Seaspac: Palestra da Campanha Agosto Lilás é realizada no CRAS Bela Vista
Em alusão ao Agosto Lilás, a Prefeitura de Marabá intensifica as ações de conscientização e combate à violência contra a mulher, promovendo uma série de atividades educativas e informativas em diversas áreas da cidade. O movimento ocorre anualmente, visa sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do enfrentamento da violência doméstica.

Nesta quarta-feira, 21 de agosto, a ação foi realizada no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Bela Vista. O evento contou com a palestra da psicóloga Carla, do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM). Durante a palestra, Carla destacou a importância da Campanha Agosto Lilás, explicando que todas as ações realizadas no mês estão alinhadas com a Lei Maria da Penha, que completou 18 anos.

Segundo Carla, o evento contou uma roda de conversa onde foram discutidos temas como a atualização da Lei Maria da Penha, os tipos de violência contra a mulher, e a divulgação dos canais de denúncia, como o Disque 180. Ela enfatizou que muitas mulheres não se reconhecem como vítimas devido à naturalização da violência no contexto patriarcal e machista em que vivemos. “Às vezes, nesses momentos de diálogo, elas conseguem se identificar e procurar o atendimento,” afirmou.
O CRAM, localizado na Folha 32, Quadra 17, oferece suporte para mulheres que ainda não se sentem aptas a denunciar, realizando um trabalho de empoderamento e recuperação da autoestima, para que se sintam seguras em buscar seus direitos.
Raimunda de Abreu Andrade, moradora do Bairro Jardim União, foi uma das participantes da palestra e compartilhou sua experiência. Ela elogiou a iniciativa, especialmente por ter aprendido sobre novas leis que desconhecia.

“Eu achei muito boa a palestra, e as leis são realmente necessárias. Antes, eu não tinha coragem de denunciar, mas hoje eu falaria. Acho importante conscientizar as nossas crianças para que os meninos não se tornem agressivos e as meninas não aceitem qualquer comportamento,” declarou Raimunda.
A campanha deste ano inclui uma série de atividades, como a abertura realizada na Câmara Municipal em parceria com a Procuradoria da Mulher, visitas a instituições públicas e privadas para disseminar informações, e ações específicas como uma roda de conversa no Hospital Regional e uma blitz educativa no semáforo da Câmara, programada para a sexta-feira, 23 de agosto.







Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL