Obras: Nova feira do bairro Laranjeiras segue na construção dos boxes
A Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas de Marabá (Sevop) atua diariamente na revitalização e ampliação da estrutura da feira do bairro Laranjeiras, núcleo Cidade Nova. Os operários trabalham na execução da montagem de blocos e o levantamento das paredes dos blocos. Serão construídos 236 boxes. Além disso, a obra contará com quatro salas do administrativo e quatro banheiros com acessibilidade.
Na parte do mercado que passa por obras, são 55 boxes de variedades, 15 lanchonetes e 28 açougues, com 8,7 m² cada. Além de 25 boxes de alimentação, que possuem 9,2 m². Os espaços para açougues e peixarias terão sistema hidráulico. Já o sistema elétrico é instalado à medida que os boxes são construídos. Finalizando essa parte, os trabalhos passam para o outro lado do mercado, onde serão 107 boxes de variedades, três lanchonetes, três guichês de passagem e setor administrativo.
Os serviços iniciaram com a demolição da antiga feira, adequação da drenagem, aterro e compactação do terreno.
Conforme explica o engenheiro civil da Sevop responsável pela obra, Lucas Garcia, a fundação está em andamento, além da alvenaria estrutural com blocos de concreto produzidos no próprio local, no objetivo de agilizar o processo.
“A gente montou uma fábrica para fazer esses blocos aqui mesmo, pois facilita bastante o nosso trabalho. A gente utiliza concreto usinado, garantindo maior qualidade na obra, além das dobras de aço que também são feitas aqui, sempre com a fiscalização do nosso pessoal. Tudo isso vai fazer com que a gente entregue muito mais volume de obra em pouco tempo, para que possamos finalizá-la para os feirantes daqui”, destaca o profissional da obra.
Ele enfatiza ainda que após a etapa de padronização da obra com os blocos, entra a parte de piso, revestimento e pintura da obra, que deve ser entregue até julho de 2025.
O valor total da obra é R$ 10.339.740,05, recursos provenientes do erário municipal.
Texto: Sávio Calvo e Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio e Wellen Silva