Seaspac: Departamento de Emprego e Renda finaliza Curso de Pizzaiolo na Folha 28
Em agosto, o Departamento de Emprego e Renda da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários de Marabá (DER/Seaspac) finalizou o curso de pizzaiolo, que ocorreu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Folha 28. O curso teve parceria com a Rede Cidadania.
Foram duas semanas de aula que totalizaram 400 horas de aprendizado para 15 participantes. Um deles foi Mateus Lobato, que já trabalha como pizzaiolo e aproveitou o curso para aprimorar seus conhecimentos. Ele soube da oportunidade por meio de uma amiga.
“Eu vim buscar mais experiência, mais conhecimento. Quanto mais conhecimento a gente busca, mas a gente aprimora a pizzaria. Eu comecei com 18 anos, foi a minha primeira profissão. Vim trabalhando, pegando mais experiência. Como eu precisava de mais conhecimento, mais currículo, eu vim buscar conhecimento com a professora para a pizzaria onde eu trabalho. Tem sido uma maravilha conhecer massas que eu não conhecia como a sem glúten”, explica.
A execução do curso é feita por uma empresa que atua como escola de profissões e ganhou a execução por meio de edital. Quem esteve à frente da formação foi a gastróloga Mariana Costa, que trabalha há dois anos ministrando aulas de culinária. A profissional ressalta o ensinado durante a formação dos participantes, que foi além da massa de pizza.
“Eu sempre introduzo nos meus cursos mais atividades para elas porque estão se profissionalizando, então, eu dou mais oportunidades. Aqui, temos cinco tipos de trabalhos. Temos as roscas, os pastéis, pizza sem glúten, o rocambole e o pão. Os alunos vão sair daqui qualificados para o mercado de trabalho, para trabalhar em casa, produzir para a família. Nem todos vão sair daqui e empreender, mas já ganham experiência. Esse curso não é só dar aula, a gente faz um ensinamento de vida dentro da gastronomia”, ressalta.
Segundo Derace Frota, diretora do Departamento de Emprego e Renda da Seaspac, a ideia é fechar 2024 com 25 cursos ministrados por todos os núcleos da cidade assim como zona rural. Até agora, já foram 20 oficinas realizadas. Derace destaca a importância das parcerias com associações e igrejas para a execução dos cursos e oficinas
“Essa parceria é de grande importância porque além de a gente trazer os cursos para mais perto da comunidade, essas mulheres se capacitam rápido para o mercado de trabalho. São cursos rápidos, que elas podem produzir nas suas casas, ter uma produção rápida e ganhar a sua renda extra, trabalhando em casa”, pontua.
Patrícia Barbosa já havia feito o curso de comidas paraenses e ficou acompanhando para fazer mais capacitações. Moradora da Folha 28, ela já atua com venda de salgados e outras massas.
“Eu achei ótimo porque faltava eu aprimorar um pouco mais os recheios e o ponto da massa para poder usar o cilindro. Foi excelente. A professora ensinou perfeitamente. Agora vou só acrescentar ao meu negócio, que eu já faço salgado, pizza, pães recheados, vendo em casa e saio para vender também”, afirma.
Ao final, os participantes receberam o certificado de conclusão do curso.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos