Sevop: Obras de ampliação do HMM vão garantir 40 novos leitos de pronto-socorro
A Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop) já concluiu o aterro do terreno para a construção da ampliação do Hospital Municipal de Marabá (HMM), na Folha 17, na Nova Marabá.
A ampliação do Hospital contará com mais de 60 novos espaços entre salas para atendimento de emergências, salas de enfermagem, sala de higienização, sala de raio x, consultório ortopédico, sala pediátrica, consultórios médicos, salas de isolamento, sala de reidratação, banheiros, posto policial, rouparia, hall de entrada e salas administrativas. O tamanho total da obra é de 1.891 m² no pátio térreo e 1409 m² no pátio inferior.
HMM ganhará 40 novos leitos de Pronto-Socorro
O novo espaço será um prédio moderno que contará com 40 novos leitos de Pronto-Socorro ampliando a capacidade do hospital, que atende 20 municípios da região.
Atualmente, o HMM possui 98 leitos divididos em: cinco de Unidade de Cuidados Especiais (UCE), 14 de pediatria, 31 de clínica médica, 32 de clínica cirúrgica, seis da ala psicossocial e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com o novo prédio, serão 138 leitos disponíveis aos pacientes.
De acordo com o diretor administrativo do HMM, Ricardo Emanuel Araújo Silva, a obra é uma da mais importantes realizadas no hospital e na área da saúde em Marabá. Ele ressalta o impacto da ampliação do serviço.
“Visa desafogar essa quantidade de atendimentos, que são mais de 20 municípios atendidos. Teremos um Pronto Socorro mais amplo, todo moderno, acompanhamento de médicos, enfermeiros, toda a equipe, que objetiva trazer para a população, para o município de Marabá, um avanço na saúde”, afirma.
Segundo o diretor, o novo prédio vai otimizar os atendimentos nas outras alas do hospital. “Aquele paciente que precisar de uma internação em caráter mais grave, a gente vai transferir através uma rampa de acesso coberta, com todos os protocolos de saúde previstos para que a gente receba esse paciente”, reitera.
Além dos 40 novos leitos, o prédio contará com espaços de repouso para enfermeiros e médicos, além de estacionamento próprio. O piso térreo terá 1.891,49 m² e o piso inferior 1.409,20 m².
A obra está avaliada em R$ 14.641.203,25, que é proveniente de recursos próprios da prefeitura e doação da Vale.
Texto: Ronaldo Palheta e Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sergio Santos