Cultura: 32ª Romaria do Divino em Marabá une tradição, fé e devoção
Em 1º de setembro, as águas do Rio Tocantins foram palco da 32ª Romaria do Divino em Marabá, um evento que une tradição, fé e devoção. Organizada pela Associação dos Grupos de Divino de Marabá, a romaria fluvial contou com a participação de dezenas de barcos, rabetas e lanchas, todos ornamentados em homenagem ao Divino Espírito Santo.
O evento iniciou com uma caminhada para o Porto das Canoinhas, na Orla do bairro Amapá. Movidos de fé e gratidão, os grupos do Divino Espírito Santo seguiram ao porto da Colônia de Pescadores Z-30, no bairro de Santa Rosa, na Marabá Pioneira.
Ademar Dias, presidente da associação, destacou a importância da romaria como o encerramento dos festejos que ocorrem entre maio e agosto, tanto na zona urbana quanto na rural.
“Este é um momento de encontro para os foliões, devotos e imperadores. A cada ano o evento cresce, com a participação de mais romeiros e barcos. Este ano, temos 16 barcos, 20 rabetas e 5 lanchas, além de um ônibus superlotado vindo de Itupiranga para abrilhantar ainda mais a celebração,” disse Ademar.
Para Ana Alice, de 17 anos, moradora do Bairro São Félix, a Romaria do Divino é uma tradição recente, mas que já faz parte de sua vida.
“Vim no ano passado e agora neste. Acho a festa muito boa e importante, é um momento cultural e espiritual que quero viver sempre,” afirmou a jovem, que participa da romaria e de algumas caminhadas associadas ao evento.
A celebração culminou no encontro das bandeiras na Marabá Pioneira, onde os devotos se reúnem para aguardar este momento simbólico na igreja do Divino Espírito Santo. Após a chegada dos grupos é feita uma missa e, posteriormente, é servido um lanche para todos os foliões. Com o encerramento do momento religioso, a festa continuou com shows e apresentações, demonstrando a união entre tradição e celebração que marca a Festa do Divino Espírito Santo em Marabá.
Cosme Dias, outro participante assíduo, expressou a profundidade de sua conexão com a romaria.
“Sempre participo, tem mais de uma década. Nem sei dizer quanto tempo faz. É uma parte importante da minha vida viver estes momentos,” comentou, evidenciando o valor espiritual e comunitário que a romaria representa.
O evento contou com o apoio da Prefeitura de Marabá e da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), reafirma a devoção da comunidade e o papel vital que a Romaria do Divino desempenha na manutenção das tradições culturais e religiosas da região.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio