Semed: Departamento de manutenção da Dilog é fundamental para serviços de reparo nas escolas
Para que as boas condições no espaço escolar sejam garantidas, é fundamental uma equipe de prontidão para a realização de inúmeros reparos técnicos, como a manutenção de ventiladores , ar condicionado, portas, janelas, encanação, rede elétrica, dentre outros reparos, os quais são de responsabilidade do Departamento de manutenção da Diretoria de Infraestrutura e Logística (Dilog), localizado na Secretaria Municipal de Educação (Semed).
De acordo com o coordenador do setor, Francelino Dias, 30 servidores atuam diariamente, além de algumas empresas terceirizadas para a limpeza de poços, fossas, centrais de ar e tratamento de água.
As atividades são sob demanda das próprias escolas, via ofício físico e digital. Das 200 escolas nas zonas urbana e rural, cerca de 70 são atendidas mensalmente, uma média de 10 escolas assistidas diariamente pelas equipes.
“Diariamente, resolvemos reparos nas mais diversas áreas de manutenção, como em bebedouros, centrais de ar e até mesmo pequenos reparos de construção civil como pinturas, reparos ou trocas de portas, janelas, telhados, etc. Em casos urgentes onde há a interrupção de serviços essenciais, com bomba de água que queima ou pane elétrica, a escola solicita via ligação telefônica direta para resolvermos o quanto antes, mesmo que depois formalize o pedido com o ofício”, explica o coordenador.
Um dos serviços mais solicitados, segundo ele, são na parte elétrica, por conta das oscilações constantes no fornecimento de energia nas escolas. O coordenador ressalta que as quedas geralmente ocasionam a queima de lâmpadas e até mesmo equipamentos eletrônicos. Além disso, os equipamentos de ventilação e ar condicionado demandam mais atenção no período de verão.
“A manutenção é parte essencial dos serviços da Semed, pois as nossas escolas precisam, em algum momento, de um reparo, uma manutenção, uma pintura, mesmo que tenham sido revitalizadas recentemente, pois são ambientes de utilização constante pela população escolar, que são mais de 50 mil alunos, por isso temos uma equipe de plantão para atendê-los”, enfatiza.
Os serviços foram aprovados pela diretora do NEI Fernando Pessoa, Maria José Caetano. A gestora elogia as equipes que sempre estão presentes quando são solicitadas.
“Algumas partes do prédio estavam se desgastando por conta das goteiras da infiltração de água, mas o pessoal da manutenção da Semed veio, resolveu esse problema e a gente fica muito feliz com esse espaço que agora está mais adequado e organizado para trabalharmos, pois um ambiente saudável influencia muito o nosso serviço e no aprendizado das crianças”, comenta a gestora.
Outra demanda do Departamento são as mudanças de um local para outro, como a do prédio alugado do NEI Professora Alzira Boa Vista, para o novo espaço, recentemente inaugurado, no bairro Jardim União. De acordo com a diretora, Luzilene Gomes, seria quase impossível realizar os serviços sem o apoio do Departamento.
“A gente sabe que mudança é algo difícil e no nosso caso, como foi preciso retirar desde os móveis até as centrais de ar, o suporte da equipe do departamento de manutenção foi fundamental para conseguirmos vir para o outro prédio. Eles estão de parabéns pela agilidade”, reconhece.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Wellen Silva