CCZ: Campanha de vacinação antirrábica inicia no dia 16 de setembro em Marabá
Na próxima segunda-feira, 16 de setembro, a Prefeitura de Marabá, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), dará início à campanha de vacinação antirrábica no município. O objetivo da campanha é imunizar cães e gatos contra a raiva, uma doença viral que, uma vez manifestada, é quase sempre letal tanto para os animais quanto para humanos. A meta deste ano é vacinar cerca de 30 mil animais na zona urbana e rural do município.
Segundo Flávio Ferreira, diretor do CCZ, a campanha começará no núcleo Marabá Pioneira, iniciando pelo Bairro Francisco Coelho. A expectativa é que a vacinação nessa área seja concluída em até dois dias, dependendo do número de equipes envolvidas.
“Decidimos iniciar pela Marabá Pioneira, pois tem um número maior de animais e teremos o apoio do Exercito nesse primeiro momento”, explica Flávio.
A vacinação será realizada de casa em casa, de segunda a sexta-feira e em alguns bairros específicos, como Cidade Jardim e Residencial Morumbi, também ocorrerá aos sábados. Além disso, quem não conseguir vacinar seus animais durante a passagem das equipes pode se dirigir ao CCZ, onde a vacina estará disponível.
Após a conclusão da vacinação na Marabá Pioneira, a equipe seguirá para outros núcleos da cidade, como Cidade Nova, Nova Marabá, nas Folhas 1, 6, 15, 23 e 25, e posteriormente para os núcleos São Félix e Morada Nova. Os locais serão divulgados pela Prefeitura conforme o andamento da campanha. “A logística da vacinação envolve o início do trabalho por volta das 7 horas, com a montagem dos kits e distribuição das equipes, enquanto a vacinação de fato começa às 8h, podendo haver variações devido a ajustes logísticos”, completa o diretor.
A campanha tem previsão de durar entre 30 a 35 dias na zona urbana, podendo ser concluída antes, caso a logística ocorra sem imprevistos.
“Já tivemos campanhas que terminaram em 50 dias, e outras que finalizaram em 15 ou 20 dias. Tudo depende do ritmo das equipes”, destaca Flávio. Após a zona urbana, a campanha será estendida para a zona rural, com as primeiras vilas a serem atendidas sendo Macaco Careca, Josinópolis, Vila São Pedro, Panelinha, entre outras.
Flávio Ferreira alerta para a importância da imunização dos animais a partir de três meses de idade. “A raiva é uma doença fatal. Tanto o cidadão quanto o animal infectado têm quase 100% de chance de óbito. Por isso, é crucial que os tutores de Marabá vacinem seus animais”, afirma. Animais com mais de três meses podem ser vacinados, desde que estejam saudáveis. Animais doentes ou em tratamento, assim como fêmeas prenhas com mais de 30 dias de gestação, devem aguardar a recuperação e um período adequado para receber a vacina, evitando estresse que possa prejudicar sua saúde.
A vacinação antirrábica é a principal forma de prevenção contra a raiva e a Prefeitura de Marabá reforça que todos os cidadãos devem estar atentos ao cronograma da campanha em seus bairros.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Patrícia Silva, sob orientação de Osvaldo Henriques