
Gestão: Servidores da Controladoria do Município participam de encontro de auditoria organizado pelo TCE, CGE e TCM
Oito servidores da Controladoria Geral do Município de Marabá (Congem) participaram do I Encontro de Controle e Auditoria Interna do Estado do Pará, organizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), Controladoria Geral do Estado (CGE) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O tema do encontro foi “Controle e Auditoria Interna no Contexto da Governança Institucional e Gestão de Riscos”.
O evento contou com palestras de profissionais renomados da área de controle em todo o Brasil e entre os temas debateu a Lei de Licitações, aprovada em 2021, que norteia as celebrações de contratos e as fases de cada processo licitatório.
A Controladora Geral do Município, Lígia Maia, ressalta a importância do encontro para o aprimoramento do trabalho da Congem, que tem como objetivo o interesse público e a boa gestão dos recursos.

“Toda atividade do estado é precedida por uma necessidade social, uma necessidade pública. A nossa finalidade é garantir que o cidadão tenha acesso a serviços, a bens essenciais. Hoje, quando você olha pra uma mesa, um medicamento, uma prestação de serviços médicos que não é feita por servidores concursados, tudo isso passa por nós, tudo isso passa pela atividade de controle”, afirma.
Hoje, o município possui a Comissão de Monitormento e Avaliação de Resultados, em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Controle (Seplan), e também a Comissão de Instauração de Procedimento Administrativo de Responsabilização, que sanciona os licitantes inidôneos, o que é um pioneirismo entre os municípios. Este mecanismo gera o Cadastro Municipal de Empresas Penalizadas (CMEP).
Segundo Lígia Maia, muitas ferramentas apresentadas durante o encontro já são, de alguma forma, executadas em Marabá, com atenção às peculiaridades do município. “Fiquei muto feliz de saber que os nossos primeiros passos estão na direção correta”, ressalta.
A utilização da Inteligência Artificial para atividades de controle também foi abordada no encontro. Para a controladora, é necessário unir as novas tecnologias com recursos humanos capacitados.
“Quando a gente une a inteligência, capacitação humana com a celeridade que só uma ferramenta de inteligência artificial consegue te proporcionar, eu acho que a gente consegue ter resultados fantásticos”, destaca.
Diante disso, Lígia Maia ressalta que o serviço público não pode ser executado de qualquer maneira, por isso é tão imprescindível o trabalho da controladoria para que o interesse público se sobreponha ao privado.
“Eu acho que o que você faz para você, você faz da maneira que lhe aprouver, agora, o que você faz para a coisa pública, que você não consegue determinar quem é o usuário daquilo, isso merece um cuidado muito maior porque o dinheiro não é seu, o interesse não é seu”, conclui.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL