Boteco do Cipiar: Alegria e Homenagem aos Idosos em Dia Especial
Na última terça-feira, 24 de setembro, o Centro Integrado da Pessoa Idosa Antônio Rodrigues (Cipiar) realizou um evento especial em homenagem ao Dia do Idoso: o “Boteco do Cipiar”. A iniciativa trouxe um ambiente descontraído e festivo para os idosos, recriando o clima de um boteco, mas com drinks sem álcool e todos os cuidados necessários.
Segundo Adriana Ferreira, coordenadora do Cipiar, o evento foi pensado para resgatar memórias e proporcionar um dia especial.
“Muitos dos nossos idosos frequentavam botecos e tivemos essa ideia de trazer essa lembrança para eles. Foi uma homenagem ao Dia do Idoso, sem álcool, mas com todo o cuidado e alegria”, explicou.
Os drinks oferecidos foram personalizados, recebendo os nomes de alguns dos idosos do Centro. O “Didiu”, por exemplo, era uma combinação de suco de uva, soda de limão, uva fresca e gelo. Já o “Zé” misturava suco de limão, água com gás e açúcar. Havia ainda o “Maricotinha”, com maracujá fresco, e o surpreendente “A Gatosa”, que trazia um picolé dentro do copo. Além desses, drinks como “Huck” e “Jack” homenageavam as iguanas que vivem no Cipiar, tornando a festa ainda mais especial.
Acompanhando os drinks, os idosos saborearam petiscos típicos de botecos, como azeitona, torresmo, mandioca, calabresa, ovo de codorna e salame. A música ao vivo ficou por conta do cantor Chiquinho Marabá, que encantou a todos com um repertório animado.
“Já cantei em muitos lugares, mas aqui foi especial. Fazer um xotezinho pra eles foi um prazer”, comentou o cantor.
Além de eventos como o “Boteco do Cipiar”, o Centro realiza diversas ações voltadas ao bem-estar dos idosos. A psicóloga Ivana Lacerda destacou algumas das iniciativas, como passeios de barco, festas para aniversariantes do mês, o desfile no Sete de Setembro, entre várias outras ações.
“Tudo isso agora também vai para o Jornal do Cipiar, que é impresso e compartilhado com os idosos. É uma forma deles se verem, se sentirem importantes e se entreterem, o que auxilia na saúde mental”, explica Ivana. O jornal já está em sua quarta edição e traz notícias do Centro, de Marabá e até do mundo.
Para Josefa Benedita, de 96 anos e há apenas três meses no Cipiar, a mudança em sua vida foi significativa.
“Adorei vir pra cá. A festa está muito boa. Tudo aqui é muito bom. Cuidam de mim, sou bem atendida e estou muito feliz”, contou emocionada.
O Cipiar continua a promover ações que valorizam e cuidam dos idosos, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e promover momentos de alegria e integração para todos. Como destaca a titular da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) Nadjalucia Oliveira.
“Vim prestigiar essa bonita festa que faz parte das ações que temos para cuidar dos nossos idosos. Eles viviam em situação de abandono e maus tratos e aqui buscamos não apenas garantir sua saúde e segurança, como propiciar um ambiente harmônico e alegre”, conclui.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio