Seaspac: Profissionais dos CRAS recebem capacitação promovida pelo Cedaps e Vale
Nos dias 22 e 23 de outubro, o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), em parceria com a Fundação Vale, realizou oficinas formativas voltadas para os profissionais dos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Marabá. As atividades, parte do Programa Ciclo Saúde Proteção Social, têm como objetivo de fortalecer as políticas de Atenção Básica e de Proteção Social no município, com foco no aprimoramento do atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade.
As oficinas, realizadas na Casa dos Conselhos, reuniram cerca de 50 participantes, incluindo técnicos dos quatro CRAS, do CREAS, Programa Criança Feliz e da Vigilância Socioassistencial. Durante a manhã do dia 22, o tema abordado foi a “Sistematização das ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF): estratégias para o monitoramento e avaliação dos resultados”, e, à tarde, a discussão focou na “Proteção Social: ampliação do acesso às famílias em situação de vulnerabilidade”.
“Mensalmente realizamos encontros on-line, mas os momentos presenciais, como o de hoje, são fundamentais para fortalecer ainda mais o trabalho dos profissionais que atuam diretamente com as famílias mais vulnerabilizadas. Essas oficinas permitem abordar temáticas essenciais que ajudam a integrar a saúde e a assistência social, promovendo um serviço de melhor qualidade à população”, Amanda Campos, assessora técnica de território do Cedaps.
O Ciclo Saúde Proteção Social é uma iniciativa da Fundação Vale, em parceria com Cedaps e diversas secretarias municipais, e visa a fortalecer a atuação dos CRAS, integrando saúde e assistência social para garantir melhores serviços às comunidades. “Nosso objetivo é que, ao fortalecer os diferentes setores, possamos impactar positivamente a qualidade de vida das famílias atendidas”, comentou Luiz Silva, diretor técnico da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac).
Valdecy Alves de Oliveira, psicólogo do CRAS Bela Vista, elogiou a iniciativa, ressaltando o quanto os encontros têm sido produtivos para o trabalho cotidiano: “As oficinas são muito importantes, pois ampliam a visão sobre o papel da assistência social no fortalecimento dos direitos dos cidadãos. A interação entre os profissionais e o compartilhamento de experiências são extremamente enriquecedores para o nosso trabalho”, declara.
No dia 23 de outubro, as atividades continuam com a realização de uma oficina voltada para o planejamento das ações no CRAS. Essa oficina reuniu o Grupo de Trabalho (GT) da gestão municipal, incluindo coordenadores dos CRAS e representantes do Programa Criança Feliz.
Juliana Barreto, analista de responsabilidade social da Fundação Vale, reforçou o compromisso da organização com o fortalecimento das políticas públicas locais. “Acreditamos que a educação, a saúde e a proteção social precisam estar integradas para que haja uma verdadeira transformação nas condições de vida das comunidades que apoiamos. A parceria com Marabá tem sido fundamental nesse processo”, disse Juliana.
O Ciclo Saúde Proteção Social é realizado em oito municípios do Pará e 24 do Maranhão, com o apoio do Fundo Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES em parceria com doadores privados. O programa segue capacitando equipes e fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, promovendo impactos concretos na vida das populações mais vulneráveis.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Cecília Ionara sob supervisão do repórter