Semed: Exposição demonstra Práticas Exitosas da Educação Especial no município
Com o objetivo de apresentar os métodos e projetos que têm feito a diferença no aprendizado de alunos com deficiência na rede municipal de ensino, nesta quinta-feira, 24, a Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed) realizou, no plenário da Câmara Municipal, a exposição de Práticas Exitosas da Educação Especial. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer, através de pôsteres, materiais concretos e apresentações orais, as iniciativas desenvolvidas por professores e mediadores que trabalham diretamente com esses alunos.
A coordenadora do Departamento de Educação Especial, Thais Mendes, destacou que o evento oportuniza os profissionais compartilharem as experiências e inovações. “Estamos trazendo um pouco do que é executado nas Salas de Recursos e nos Centros, como o Centro de Atendimento Especializado na Área da Surdez (CAES) e o Centro de Apoio Pedagógico para Deficiente Visual (CAP), além do Núcleo de Atendimento Especializado para Alunos do Espectro Autista (NAETEA). Esses materiais adaptados são fundamentais para promover a autonomia dos alunos com deficiência tanto na escola quanto em casa”, explicou Thais.
A exposição também contou com palestras durante a manhã, abordando os projetos e práticas realizados ao longo do ano. Thais enfatizou a importância de compartilhar esses trabalhos com a comunidade, promovendo a troca de ideias entre os profissionais e reforçando o impacto positivo na vida dos estudantes.
Ana Rosa, professora da Sala de Recursos da Escola Pedro Pérez, expressou a satisfação com a realização do evento, considerando-o um marco para a cidade. “É uma grande conquista. Aqui podemos observar diversos jogos e materiais adaptados que utilizamos com os alunos, de acordo com suas necessidades. Esses recursos são resultados de trocas de experiências entre professores e alunos, o que é essencial para o desenvolvimento de cada um”, comentou.
A professora destacou que a escola possui duas salas de recursos, atendendo 87 alunos, e enxerga a exposição como uma maneira de valorizar esse trabalho inclusivo.
Valéria Lima, coordenadora pedagógica do CAP, ressalta que o centro é voltado a alunos com deficiência visual, mas que muitos possuem outras deficiências associadas. “Nosso maior desafio é fazer com que esses alunos com múltiplas deficiências participem ativamente como os demais. Essa exposição é um momento de superação para muitos deles, e é emocionante vê-los se apresentando diante de tantas pessoas, superando seus próprios limites”, disse Valéria.
A Escola Pedro Perez levou para exposição um Sudoku de 81 peças, que utiliza cores ao invés de números. “A gente chegava para brincar de Sudoku no tablet. Mas percebíamos que se entediavam. Então, pensamos em criar essa versão física. Temos um aluno que ficou horas tentando montar essa versão que fizemos. Percebíamos o entusiasmo dele. É muito gratificante”, pontua Valéria.
O CAP também aproveitou a oportunidade para expor projetos que estão sendo desenvolvidos em 2024, ano em que o centro completará 20 anos de atuação. Durante o evento foi realizado uma apresentação de duas alunas com baixa visão que dançaram músicas típicas do Pará, como parte de um projeto de cultura paraense realizado pelo Centro.
O evento foi marcado pela emoção, especialmente para pais como Edenilza Cunha, mãe de Emília, uma das alunas do CAP a se apresentar e que possui autismo e baixa visão. “A evolução da minha filha é indescritível. Antes de iniciar os atendimentos no CAP, ela era muito retraída, mas hoje, aos 15 anos, ela se apresentou com confiança. Isso faz toda a diferença no desenvolvimento dela, e só tenho a agradecer por todo o suporte oferecido”, relatou emocionada.
A Exposição de Práticas Exitosas reforça o compromisso da SEMED em garantir uma educação inclusiva e de qualidade, valorizando o potencial de cada aluno e promovendo a participação ativa de todos na comunidade escolar.
Confira outras fotos:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Cecília Ionara sob supervisão do repórter