Seaspac: Curso de chapeiro e atendente de lanchonete forma 20 novos profissionais
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), por meio do Departamento de Geração de Emprego e Renda, concluiu o curso de chapeiro e ajudou na formação de mais profissionais para o mercado de trabalho com foco no setor de hamburguerias e lanchonetes.
O curso foi finalizado nesta sexta-feira, 7, com degustação das delícias feitas pelos participantes, em um cardápio variado. Tudo muito bem planejado, desde os ingredientes até o passo a passo para a produção de cada item pela gastrônoma Kátia Santis, instrutora do curso.
“Para mim, é um privilégio. Eu sempre me sinto satisfeita em relação a isso porque cada vez que eu compartilho o que sei eu aprendo mais também. Essa troca de experiência, sempre tem, e a gente tem que entender e compreender. Esse grupo aqui vai levar muita experiência, novas técnicas na hamburgueria, conhecimentos diversificados, porque a culinária, a gastronomia, vem cada vez mais crescendo, aumentando, trazendo novas tendências, e o mercado está aí, esperando novos profissionais, preparados e com novas ideias”, ressalta Kátia Santis.
Os novos chapeiros estão preparados para atuar na nova profissão e estão satisfeitos com o curso. “Eu aprendi muita coisa nesse curso. Hoje eu me garanto em fazer um sanduíche, um hambúrguer muito recheado, uma salada, batata, batata-palha. Aprendi também a fazer uma maionese maravilhosa. Às vezes as pessoas não têm como pagar um curso, então, essa é uma oportunidade que a prefeitura dá para a gente, e eu sou muito grata a Deus”, comenta Marinalva Rodrigues, concluinte do curso.
Muitos dos novos profissionais já estão com projetos para abrir sua própria hamburgueria, como a dona de casa Eva Mesquita, que vê na nova aprendizagem uma possibilidade de empreender. “É uma grande oportunidade para a gente aprender técnicas, levar pra vida e pra casa, assim, a gente vai fazer o nosso alimento com qualidade para a nossa família e quem sabe montar também uma hamburgueria ou uma lanchonete e iniciar o próprio negócio”, enfatiza.
O curso foi realizado no salão paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Folha 28 e, inicialmente, contou com a participação de 28 alunos. O curso é realizado em parceria com o Instituto MC e todo o material para a realização é disponibilizado pela Seaspac.
“Que elas possam ter uma profissão para ter uma fonte de renda, ajudando em casa. Esses cursos profissionalizantes ajudam na renda familiar e esse foi uma novidade do departamento pois as lanchonetes precisam muito desses profissionais”, destaca Derace Frota, coordenadora do Departamento de Emprego e Renda da Seaspac.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes / Sávio Calvo