Turismo: Roda de conversa debate potencial turístico e sustentável do rio Itacaiúnas
No sábado, 9, foi realizada uma roda de conversa sobre turismo com o tema “O Rio Itacaiúnas, seus desafios e potencialidades turísticas sustentáveis’, que reuniu comunidade, especialistas e representantes locais para debater as potencialidades e desafios do Rio Itacaiúnas no desenvolvimento do turismo sustentável.
Promovida pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) em parceria com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), o encontro teve como objetivo criar uma proposta de valorização turística que seja sustentável e responsável, envolvendo diretamente a comunidade ribeirinha e aproveitando os recursos naturais e culturais da região.
Isis Mourão, presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), destacou a importância de incluir as comunidades ribeirinhas na construção desse projeto, valorizando o ecoturismo e atividades que envolvam agricultura familiar e hospedagem em bases comunitárias. “A ideia é desenvolver o turismo de base comunitária e de natureza, aproveitando as belezas naturais do nosso rio e promovendo a economia local com sustentabilidade e responsabilidade”, afirmou.
Isis Mourão, presidente do COMTUR
Além da comunidade, o projeto conta com o apoio técnico de instituições como a Promotoria Agrária e a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), que fornecem subsídios e recursos para ampliar as oportunidades de renda da população local. Thiago Silva, técnico da Seagri responsável pela piscicultura, comentou sobre as parcerias previstas. “A ideia é oferecer suporte técnico e equipamentos para que produtores ribeirinhos possam expandir suas atividades, aumentando a produção e fomentando o turismo sustentável.”
Thiago Silva, técnico da Seagri
Keid Sousa, professor de biologia da Unifesspa e responsável pelo projeto ambiental na área, explicou que o trabalho já envolveu diagnóstico das condições ambientais do Rio Itacaiúnas. Segundo ele, o estudo identificou perturbações no ecossistema e apontou áreas com grande potencial turístico, como cachoeiras e pedrais, que podem ser estruturadas para receber visitantes. “Nosso objetivo é devolver para a comunidade os resultados da pesquisa, como ponto de partida para melhorar a infraestrutura e criar atrativos que gerem renda”, enfatizou.
Welson da Silva, ribeirinho e proprietário da chácara onde foi realizada a reunião, falou sobre o interesse em transformar a região em um destino turístico sustentável. “Essa parceria com a Unifesspa nos ajuda a unir forças e ampliar as ideias. Com os estudos, vimos que há muitas áreas para explorar no turismo, e nosso próximo passo é envolver toda a comunidade nesse projeto”, ressaltou.
O encontro reforçou a necessidade de um turismo mais sustentável e colaborativo, destacando o potencial do Rio Itacaiúnas e da região como atrativos para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes