Semed: Dia do Gestor Escolar, liderança que ajuda a transformar vidas na Educação
12 de novembro é dia do profissional responsável por gerir a instituição de ensino e
garantir o bom funcionamento para toda a comunidade escolar.
O Dia do Gestor Escolar, comemorado em 12 de novembro, é uma data especial para reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais que desempenham um papel fundamental na administração e organização das instituições de ensino. Esses gestores são responsáveis por criar um ambiente escolar saudável, motivador e que favoreça a aprendizagem de todos os alunos.
A atuação do gestor escolar vai além da simples administração. Eles são líderes que inspiram professores, alunos e a comunidade escolar, promovendo a cultura de colaboração e inovação. Suas funções incluem planejar e implementar políticas educacionais, gerenciar recursos, fomentar o desenvolvimento profissional dos docentes e engajar os pais e a comunidade no processo educativo.
Além da relação profissional, o gestor desempenha um papel fundamental na formação dos alunos aos quais serve de inspiração, em muitos casos. A professora Mag Concimary Magalhães Barreiros atua como gestora escolar há mais de 10 anos e em 2018 recebeu o convite, via Secretaria Municipal de Educação (Semed), para a direção da Escola Basílio Miguel dos Santos, no bairro do Amapá.
“Na verdade foi um retorno, pois já havia sido professora e coordenadora pedagógica aqui da escola e depois fui formadora na Semed e posteriormente fui vice-diretora da Escola Doralice quando recebi o convite para voltar para a Escola Basílio e isso me encheu de alegria. Tenho aqui 15 anos, da coordenação e direção na comunidade. Como educadora eu já tenho meus 27 anos, perto de aposentar”, lembra a educadora.
A rotina de trabalho da gestora começa logo bem cedinho, às 7:15 da manhã recebe os alunos e demais servidores da escola e em seguida acompanha a organização das turmas. No total são 230 alunos em dois turnos e a rotina da gestora segue até o final do expediente letivo.
“Na saída também costumo ficar por último, gosto de ver todo mundo saindo, até os funcionários. São dois turnos, manhã e tarde, sempre vou em casa no intervalo e volto. Tem toda a equipe que está aqui a postos para ajudar. Agora a escola conta com o orientador e temos mais um suporte”, enfatiza a gestora.
Para um trabalho dar certo é preciso contar com muitas mãos, profissionais que se dedicam para oferecer o melhor serviço para a comunidade e na Escola Basílio Miguel, conta com uma gestão compartilhada sempre pensando na qualidade da Educação, e para isso a professora Mag Magalhães Barreiros, conta com uma equipe sempre disposta a colaborar.
O pedagogo Alexandre Ferreira Lopes, faz parte da equipe como Coordenador Pedagógico, e diz que trabalhar na equipe comandada pelo professora Mag é um privilégio pelos ensinamentos que são transmitidos por ela.
“É um desafio enorme. No início você fica um pouco inseguro, pelo fato de não ter experiência, mas aqui tenho uma grande parceria com a gestora. É uma pessoa que não me deixa sozinho. Tudo o que a gente vai fazer é compartilhado. A gente senta, a gente esmiúça, tudo o que tem que ser feito. Então, assim, eu fui muito agraciado de fazer parte desse corpo dessa escola, trabalhar numa gestão democrática junto com a gestora, todo o corpo da escola tem esse espírito de cooperação”, afirma Alexandre Lopes.
Para o próximo ano, a gestora terá um novo desafio pela frente, pois a escola vai oferecer uma nova metodologia. Os alunos irão permanecer durante todo o dia, é a escola de tempo integral que inicia no próximo ano letivo e vai exigir um pouco mais da equipe para ofertar um ensino que contemple uma formação em todas as dimensões.
“Eu estou ansiosa, estou na expectativa altíssima que vai melhorar e muito a vida dessas crianças, porque a gente sempre reclamava que o aluno vinha para a escola e no outro turno ficava na rua, ou poucos participavam de alguns projetos. Agora vão ficar o dia todo na escola, vão receber alimentação e participar de outras atividades. Mais um desafio e a gente está pronto, a equipe está pronta para esse desafio”, afirma a gestora.
Celebrar o dia do gestor é uma oportunidade para refletir sobre a importância da gestão escolar na formação de cidadãos críticos e conscientes. É um momento para agradecer a esses profissionais pela dedicação e pelo compromisso em garantir uma educação de qualidade para todos.
“Hoje quando eu vejo toda a minha vida, tudo que eu tenho, todas as minhas leituras, toda a minha atuação, minha habilidade, é aqui na educação, gosto muito do que faço, não me vejo fazendo outra coisa. Minha maior satisfação é quando eu tenho um aluno que chega para mim e lê, pois aqui temos filhos de ex-alunos que nos confiam a educação deles e é a minha maior satisfação”, enfatiza a gestora.
O Dia do Diretor Escolar é comemorado todos os anos no dia 12 de novembro, para lembrar do profissional responsável por gerir a instituição de ensino e garantir o bom funcionamento para toda a comunidade escolar.
Além disso, é a maior referência da escola, tanto no âmbito pedagógico quanto administrativo, assumindo uma grande responsabilidade à frente da principal instituição de experiências educacionais formativas.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes