Trânsito: DMTU realiza ação educativa para motociclistas na Marabá Pioneira
O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) realizou uma ação educativa na manhã desta terça-feira, 12, na entrada da Marabá Pioneira, com foco na orientação aos motociclistas quanto à segurança no fluxo diário no município.
A ação contou com a participação de Uiractan de Assis, especialista em Trânsito, que realizou um trabalho de conscientização para um trânsito mais seguro junto aos motociclistas, com ênfase no respeito dos limites de distanciamento e alerta sobre o chamado ponto cego do veículo.
“A gente faz o trabalho em todo norte e nordeste, de prevenção ao sinistro e ao conflito de trânsito. Hoje, trouxemos o ponto cego de visão e vamos convidar os motociclistas a participarem desse laboratório para mostrarmos que nem sempre eles estão certos quando levam uma fechada. Fazemos essa ação aqui em Marabá e trazemos um pouco de conhecimento aos motociclistas”, alerta o especialista em tráfego.
De acordo com Uiractan de Assis, muitos acidentes acontecem nas estradas por causa do ponto cego do carro. “O ponto cego do retrovisor é a área ao redor dos automóveis que não pode ser observada de modo direto pelo condutor. Esses pontos são as áreas da estrada que não podem ser vistas ao olhar para frente ou para trás, através de qualquer retrovisor e espelho lateral”, explica.
A ação faz parte de uma programação do Departamento de Educação para o Trânsito do DMTU com foco no atendimento aos motociclistas. O objetivo é levar cada vez mais informações e orientações aos condutores e reduzir os acidentes.
“A coordenação de educação para o trânsito com mais uma ação em parceria, através de um instrutor extremamente capacitado. Hoje, a gente quer levar essa ação para o nosso motociclista. Tudo isso a gente está buscando com essas parcerias públicas, privadas e principalmente com a nossa comunidade para que a gente possa ter um trânsito cada vez mais seguro. Para isso, é importante que cada um faça a sua parte na segurança do trânsito”, enfatizou Emanuel da Cruz, coordenador do Departamento de Educação para o Trânsito do DMTU.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes