DMTU: Departamento realiza ação em memória às vítimas no trânsito
Para celebrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas no Trânsito, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), por meio da Coordenação de Educação para o trânsito, realizou, neste sábado, 16, uma blitz educativa em dois pontos da cidade: Marabá Pioneira e Cidade Nova.
No núcleo Cidade Nova, os agentes e demais servidores estiveram no semáforo da Avenida Nagib Mutran chamando a atenção de motoristas e pedestres sobre os cuidados em relação à condução de veículos e o respeito à sinalização. Na Marabá Pioneira, a ação ocorreu no semáforo da Avenida Antônio Maia.
“É uma excelente iniciativa pois é preciso que as pessoas se conscientizem sobre os riscos em relação ao trânsito. Muitas pessoas morrem porque não respeitam os limites de velocidade, a sinalização, não cuidam dos seus veículos. São coisas que devem ser observadas diariamente”, disse Marcelo Moraes, servidor público.
Atores realizavam encenação mostrando que a falta de respeito às leis de trânsito como dirigir sob efeito de álcool, falar ao celular e não usar capacete, por exemplo, pode ocasionar graves acidentes.
“Estamos chamando a atenção da sociedade e dos condutores para que possamos ter uma mudança de comportamento. A gente quer se deslocar e voltar com segurança para casa. Pegamos os três principais motivos que ocasionam acidentes no trânsito, sem uso do capacete, uso do celular ao dirigir e alcoolemia e temos que garantir um trânsito seguro, mas para isso cada um deve fazer sua parte”, enfatizou Emanuel Cruz, coordenador de Educação para o Trânsito.
O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito é celebrado no terceiro domingo de novembro e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1995, para a promoção de ações de mobilização e educação para o trânsito.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes