Educação: Alunos da Escola Josineide Tavares recebem certificados da Olimpíada Brasileira de Astronomia e da Mostra Brasileira de Foguetes
A manhã de terça-feira, 19, foi marcada por emoção e conquistas na Escola Josineide Tavares, em Marabá. Em um evento com a presença de alunos, pais, professores e parceiros, a instituição celebrou a entrega dos certificados da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O momento também incluiu uma cerimônia cívica em parceria com a Guarda Municipal de Marabá.
Com cerca de 40 alunos premiados, o evento destaca o valor do esforço, da dedicação e da superação, pilares que orientam a participação em competições como essas.
“As Olimpíadas são muito mais do que provas. Elas ajudam nossos jovens a perceberem seu potencial, a enfrentarem desafios e a se prepararem para a vida pessoal e profissional. É uma oportunidade de mostrar que, com empenho e apoio, eles podem alcançar grandes feitos”, ressalta o diretor da escola, Josinaldo Viana Neves.
Eduarda Teixeira Viana,15 anos, foi uma das alunas premiadas. Ela compartilhou sua emoção ao receber o certificado.
“No início, eu estava muito nervosa. Foi difícil, mas os professores me ajudaram bastante, especialmente a professora Andressa. Hoje, me sinto muito orgulhosa, tanto por mim quanto pela minha família e pela escola. É uma vitória que vou levar para a vida.”
Outro destaque foi Ramidiel Costa Barbosa, também de 15 anos, que obteve a melhor colocação entre os participantes da escola. Ele conta que sempre teve interesse por astronomia e já pesquisa e estuda sobre isso naturalmente, o que o ajudou a melhorar seu desempenho.
“A sensação de ser o melhor foi incrível. Foi gratificante ver que meu esforço e interesse por astronomia deram resultado. Estudei um pouco mais antes da prova e me ajudou, mas acho que a maior parte vem de já ser um conteúdo que eu gosto e eu estou muito feliz por essa conquista”, declara.
A cerimônia também marca o fortalecimento de parcerias que enriquecem a formação dos estudantes. A Guarda Municipal de Marabá participa do momento cívico, reafirmando um projeto contínuo com a escola, que inclui atividades de valorização da disciplina e do respeito. O diretor Josinaldo também destaca outras iniciativas, como aulas de flauta doce, fanfarra e karatê, viabilizadas pela Fundação Casa da Cultura, que irão acontecer na escola,
Para o diretor Josinaldo, essas ações conjuntas são fundamentais para o crescimento dos alunos.
“Nosso maior desafio é mostrar para os jovens que eles podem ir além das redes sociais e outras distrações. Estamos aqui para apoiá-los, oferecendo oportunidades e mostrando que o conhecimento é a chave para transformar vidas. Hoje, celebramos o resultado desse esforço em equipe.”
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Arthur Constantino