Esporte: Mais de 300 atletas participam da 14ª Corrida de São Félix de Valois nas ruas da Marabá Pioneira
Pelo décimo quarto ano, a paróquia da igreja de São Félix de Valois realizou a Corrida de São Félix, que ocorreu na manhã de quarta-feira, 20, como parte da programação oficial em homenagem ao padroeiro da cidade. O evento contou com apoio da Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
Inicialmente, a organização da corrida disponibilizou 300 vagas, que foram preenchidas em menos de dois dias. No entanto, de acordo com os organizadores, aproximadamente 400 corredores participaram do evento, contando com a ala conhecida como pipoca, que são os atletas que não se inscreveram, mas participaram de todo percurso.
“Mais um ano nessa organização e cada vez mais cresce o número de participantes. Nós começamos com uma brincadeira e hoje se tornou esse grandioso evento esportivo. Essa é a 14ª corrida e para o ano que vamos trabalhar com mais atenção para aumentar o número de participantes, porque o povo gosta”, assegura Wilson Paixão, organizador.
Antes da largada, o padre Ademir Gramelick fez uma oração abençoando a corrida e os atletas.
“Este evento faz parte da nossa programação e é bom ver como ele vem sendo aceito por todos os segmentos. É uma forma de homenagear o nosso santo padroeiro”, disse o religioso.
A largada aconteceu às 07:05 da manhã, com saída em frente à igreja de São Félix, na Rua 5 de Abril e seguiu pelas principais ruas da Marabá Pioneira, com percurso de 7 km. Os atletas percorreram a Orla da cidade e bairro Francisco Coelho, retornando pela orla até o ponto de chegada.
O 1º lugar geral ficou com Marcone dos Santos, com o tempo de 23 minutos e 19 segundos. O atleta conta que para este ano se preparou muito mais do que no ano passado, quando ficou em 4º lugar.
“É uma prova que a gente já tem tradição de participar por ser uma corrida beneficente da igreja, então, é importante participar para prestigiar e incentivar mais pessoas a correr. Esse ano, graças a Deus, fui o primeiro colocado geral”, agradece.
Entre as mulheres, a 1ª colocada foi a atleta Nayara Ferreira Morais com o tempo de 30 minutos e 57 segundos.
“Na verdade, para essa corrida, eu não me preparei tão bem quanto para as corridas anteriores, mas corri sem aquela pressão das corridas maiores e também sem muita ansiedade e deu certo. Hoje, eu estava mais tranquila”, disse a atleta.
Nayara comenta que recebeu um apoio muito especial que a incentivou em cada passo da corrida que foi a amiga Roseane, que esteve ao lado dela motivando-a a seguir firme no percurso.
“Vim dar essa força aqui para ela. A amizade é mais forte ainda no esporte e a nossa começou assim. Tinha que vir dar essa força e deu certo”, comentou Roseane Nascimento.
O titular da Semel, Thyago Ferraz, pontuou a importância do apoio da secretaria à corrida.
“A Prefeitura e a Semel não poderiam ficar de fora. Todo ano a gente vem com apoio, com uma força, com uma mão forte. A gente fica muito feliz pelo envolvimento da comunidade como um todo, então, quem ganha é Marabá, quem ganha é a saúde, quem ganha é a população”, ressalta.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes