Obras: Nova Feira da Laranjeiras em construção já anima os pequenos comerciantes do local
A antiga estrutura de um feira que acumulava problemas não existe mais e no lugar está sendo erguido um novo espaço para atender comerciantes e consumidores com mais segurança, conforto e comodidade. Essa é a realidade da nova Feira do bairro Laranjeiras, que está em construção.
A obra é realizada por etapas. Foi demolida a antiga área que abrigava as barracas de venda de peixes, carnes, hortaliças e verduras e o setor de alimentos prontos. Os serviços tiveram início com a reconstrução deste espaço.
Os feirantes estão animados. Por enquanto estão trabalhando em um espaço improvisado, na lateral da antiga estrutura, construída para que os comerciantes não tivessem suas vendas suspensas e somassem prejuízos. Nesta primeira etapa da obra foram remanejados mais de 100 feirantes.
Um deles foi o senhor Valdinar Ferreira Bezerra, feirante há 7 anos, que trabalha com manutenção, venda de peças de fogão e panelas de pressão. Ele conta que com a nova feira vai melhorar muito para eles, inclusive em relação a segurança e higiene.
“Vai melhorar muito na segurança, pois todos os boxes vão ser fechados. Vai melhorar no escorrimento da água, na higienização, na segurança completa do espaço e também dos feirantes trabalharem. Vai dar uma qualidade melhor para receber os clientes, pois aqui é muito movimentado, já devia ter sido feito antes essa estrutura, mas estamos aqui na espera”, comenta seu Valdinar Bezerra.
Outro feirante que está bastante ansioso com a finalização da obra é o senhor Sebastião Lopes de Sousa, ele conta os dias para retornar e ter seu próprio espaço para trabalhar. Ele está na feira há 19 anos com a venda de farinha, feijão e temperos. Explica que é da feira que tira o sustento da família.
“Eu trabalhei nessa feira esse tempo todo. Agora estou uns 4 meses aqui fora devido a obra. Eu nãoestou achando muito ruim não porque vai ser melhor para todos nós. O espaço vai melhorar, a vida vai melhorar e é daqui que eu ganho minha vida, o dinheiro do pão, né?” enfatiza seu Sebastião, 82 anos.
A nova feira coberta terá 236 boxes, quatro salas do setor administrativo e quatro banheiros com acessibilidade. Na parte do mercado que passa por obras, são 55 boxes de variedades, 15 lanchonetes e 28 açougues, com 8,7 m² cada. Além de 25 boxes de alimentação, que possuem 9,2 m². Os espaços para açougues e peixarias terão sistema hidráulico. Já o sistema elétrico é instalado à medida que os boxes são construídos. Finalizando essa parte, os trabalhos passam para o outro lado do mercado, onde serão 107 boxes de variedades, três lanchonetes, três guichês de passagem e setor administrativo.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Arhur Constantino