Saúde: Dia do Doador de Sangue tem programação especial no Hemopa
Hoje, 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue, cujo objetivo é sensibilizar a população para o ato de doar e agradecer aos doadores de sangue pelo ato que salva vidas
Na segunda-feira, 25, é comemorado em todo país o Dia Nacional do Doador de Sangue, um dia para homenagear aquelas pessoas que, a partir de um ato de amor, salvam vidas. A Fundação Hemopa em Marabá realiza durante toda a semana uma programação especial para ganhar cada vez mais doadores.
A programação teve início no sábado, 23, às 07 horas da manhã e seguiu até as 17 horas, com uma variedade de ações para os doadores, que incluiu brincadeiras, distribuição de brindes e muitas atrações. Para isso, uma tenda foi montada na área do Hemocentro onde vão se concentrar as ações.
“A gente convida a população para participar conosco das festividades, sorteios de brindes e muitas surpresas. Então você que tem vontade de doar, mas não pode doar no fluxo da semana devido ao trabalho, devido aos demais compromissos, no sábado estará aberto de 7 da manhã até às 17 horas. Então venha participar, pode vir bem alimentado, não precisa estar em jejum, uma boa noite de sono, acima de 50 quilos, um estado bom de saúde e munido com seus documentos originais com foto”, explica Alane Alves, enfermeira / Hemopa.
Na manhã de sexta-feira, 22, um grupo de pessoas aguardava para receber o atendimento e fazer sua doação. Estefania Souza realizava sua doação, até um pouco nervosa, pois era a primeira vez que doava, “Há necessidade do outro, a partir do momento que outra pessoa precisa. Por isso vim ao Hemopa participar da doação. E desde a recepção, o atendimento é maravilhoso, tudo tranquilo e eu recomendo as pessoas que façam doação”, diz.
A senhora Marisa Leal Pessoa, doadora há 14 anos, diz que doar sangue é uma forma de demonstrar amor ao outro.
“Sou doadora desde 2010. Eu amo doar sangue e não tem outra forma de conseguir sangue, se não for pela doação. Alimente-se bem antes de vir doar sangue e seja você um doador também”, enfatiza.
A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados, no máximo, 450ml de sangue. É pouco para quem doa e muito para quem precisa.
“A importância de ser doador é salvar vidas. Você doa sangue e salva até quatro vidas. É fazer o bem, sem olhar a quem. Você está fazendo o bem sem saber quem você vai salvar com aquele teu sangue. Então, a importância de ser doador é salvar vidas, é ajudar quem precisa”, reforça a enfermeira Alane Alves.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes