Procon: Órgão alerta consumidores sobre falsas propagandas na Black Friday
A semana começa com muitas propagandas sobre as promoções da chamada Black Friday, que acontece na próxima sexta-feira, 29 de novembro. Neste período, são divulgadas promoções que chamam atenção do consumidor, além de facilidades para aquisição dos produtos, mas o Procon faz um alerta para que os consumidores permaneçam atentos.
A advogada Zélia Lopes, coordenadora do Procon Marabá, chama atenção para as falsas propagandas de lojas que levam o consumidor a adquirir um produto achando que está realmente comprando com descontos acima da média mas que, na verdade, o desconto existe apenas na propaganda, muito longe da realidade comercial.
“Primeiro passo do consumidor marabaense é ficar atento na questão do valor, da promoção. Às vezes, a loja diz uma coisa e na realidade é outra. Então, aquele consumidor que tiver o preço do produto de um mês atrás, quinze dias atrás e chegar aqui provando que a loja não deu nenhuma promoção, nós vamos autuar esse estabelecimento, porque está levando o consumidor a erro, enganando este consumidor com sua publicidade, a gente não pode permitir”, orienta Zélia Lopes, Coordenadora Procon.
Outro ponto importante para que o consumidor fique atento é em razão das trocas dos produtos em promoção, por defeito de fábrica ou outro fator. É necessário que o consumidor possa ter a segurança de que a loja se comprometa a fazer a troca do produto. “Toda vez que o estabelecimento garantir a troca desse produto por algum defeito que vier apresentar no prazo de sete dias, que o consumidor exija, e peça que ele bata o carimbo ali para garantir essa troca, porque é frustrante quando o consumidor chega aqui e diz que, ‘ah, mas o estabelecimento garantiu’, só que a lei não é assim. Então, o consumidor tem que se proteger”, explica Zélia Lopes.
Cuidado com os empréstimos
O Procon alerta também para os empréstimos fraudulentos que tem sido registrados causando prejuízos a diversas vítimas. O órgão orienta os consumidores que não permitam serem fotografados no momento de preenchimento de qualquer cadastro, pois muitas pessoas com más intenções estão utilizando essas fotos para realizarem empréstimos.
“O consumidor vai em algum estabelecimento comprar um celular, comprar uma geladeira, um fogão, qualquer produto e lá, por algum motivo, eles tiram a foto desse consumidor. Então, eu peço a esse consumidor que não permita tirar foto. Peça o contrato escrito para ler. A sua foto hoje é uma assinatura digital e os fraudadores, as instituições financeiras, estão usando para fazer empréstimo”, ressalta a coordenadora do Procon Marabá.
A dica é sempre ficar atento às promoções que têm a intenção apenas de atrair o consumidor e não oferecer o desconto real nos produtos. Neste período de compras natalinas é necessário acompanhar e avaliar as ofertas dos estabelecimentos comerciais de qualquer natureza.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Wellen Oliveira (Sob supervisão) / Arquivo