Educação: Com 20 anos de história, CAP recebe prédio revitalizado nesta sexta-feira
Os alunos do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual Ignácio Baptista Moura (CAP), estarão em um novo espaço completamente revitalizado, equipado e moderno, com a entrega do novo prédio do centro, que será inaugurado nesta sexta-feira, 29, no Agrópolis do Incra.
O CAP é uma instituição que tem como principal objetivo preparar o deficiente visual para a vida, sendo referência na região. Atualmente o CAP conta com 99 alunos que são atendidos em todos os níveis e com uma grande diversidade de equipamentos e instrumentos para auxiliar o aluno no dia a dia.
“A nossa expectativa é muito grande, é também de muita gratidão porque quem acompanhou toda a situação do CAP, nesses últimos 20 anos sabe dos nossos desafios para chegar até aqui. E chegamos num espaço desse, um espaço acolhedor, um espaço que está assim, todo preparado para atender a clientela da pessoa com deficiência visual. Era um sonho que se transformou em realidade”, enfatiza Josiane Martins, diretora do CAP.
Hoje o centro disponibiliza 18 professores especialistas entre profissionais que atuam na direção e coordenação pedagógica, secretaria, assistência social e apoio. O centro possui 99 alunos matriculados, sendo 20 alunos com cegueira total e 79 com baixa visão.
O CAP, ao longo da história, celebrou muitas conquistas com alunos sendo aprovados em concursos públicos, vestibulares e, mais recentemente, a aprovação de um aluno para um curso de mestrado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Nacelio Madeiro, foi aluno e hoje é professor no centro.
“Nada mais justo que depois de ser aluno contribuir também com a instituição, é uma grande satisfação. A gente tem sempre o apoio da gestão, temos uma estrutura referência para muitos municípios aqui da região que não tem uma estrutura igual a que nós temos; equipamentos, profissionais competentes, todos formados, profissionais com especialidade na área. Então, a gente fica muito feliz em participar desse momento”, comenta.
A inauguração acontece nesta sexta-feira, 29, a partir das 17h. O CAP é localizado na Travessa Ubá, próximo à Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), Agrópolis do Incra, bairro Amapá.
“São 20 anos e um novo espaço sendo entregue, perfeitamente revitalizado, com acessibilidade para o deficiente visual. Os professores estão muito felizes com o novo prédio, para poder trabalhar ali com o atendimento educacional especializado. Então, vale muito a pena conferir, porque o centro é referência em Marabá e região”, lembra Thais Mendes, coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Todas as escolas públicas podem encaminhar alunos com deficiência visual para o CAP, assim como a comunidade em geral. As matrículas acontecem de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h, na sede do CAP.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes