Ipasemar: Instituto realiza 3ª Audiência Pública de prestação de contas e apresenta patrimônio líquido de mais de 1 bilhão de reais
Na manhã desta sexta-feira, 29, o Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Marabá (Ipasemar) realizou, no plenarinho da Câmara Municipal, a 3ª Audiência Pública de prestação de contas. Foram apresentados o relatório de governança, relatório atuarial – que apresenta os estudos sobre as condições do instituto para garantir a sustentabilidade dos benefícios atuais e futuros, além da política de investimentos que hoje conta com mais de R$1 bilhão de reais como patrimônio líquido do Ipasemar.
Despesas, receitas, quantidade de benefícios concedidos, legislação previdenciária atual, ações do instituto para os servidores ativos, aposentados e pensionistas estão entre alguns dos pontos abordados na audiência.
Atualmente, o Ipasemar concede 1045 aposentadorias e 348 pensões, resultando em uma folha de R$6 milhões e 100 mil reais.
Segundo Nilvana Ximenes, diretora-presidente do Ipasemar, o instituto busca repassar todas as informações de maneira compreensível para os servidores e sociedade, o que é reflexo de uma série de certificações conquistadas nos últimos anos que atestam as boas práticas de gestão previdenciária.
Uma delas é o certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) que demonstra que o Ipasemar cumpre todas as exigências do Ministério da Previdência Social. O Ipasemar também possui o Selo Pró-Gestão Nível I concedido pelo ministério. Para Nilvana, o objetivo de elevar o Ipasemar a uma projeção nacional foi alcançado.
“A última premiação foi pela Associação Nacional dos Regimes Próprios de Previdência. O Ipasemar ficou em 10º lugar entre 2.144 regimes próprios do país, entre os institutos que realmente têm as melhores práticas de gestão previdenciária, que cumprem o que é necessário para você manter um instituto de pé, que a gente trabalha pela sustentabilidade do regime próprio”, ressalta.
Programações como o Dia do Servidor Aposentado e campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul ajudam a aproximar servidores e beneficiários do instituto, que não é um órgão que surge apenas na aposentadoria. Geralmente, essas programações abordam temas relacionados à saúde e finanças.
“Não é porque a pessoa se aposentou que acabou. A gente fala ‘aposentado, sim, inativo, nunca’. Existe uma vida pós aposentadoria”, complementa.
O professor Luiz Gonzaga Almeida é o representante dos servidores públicos municipais no Conselho Administrativo do Ipasemar. Ele pontua a relevância da audiência pública para a transparência do instituto. Além disso, destaca o cuidado na gestão dos recursos, que são patrimônio dos servidores.
“Nosso instituto, modéstia à parte, é enxuto, tem uma receita e uma despesa equilibradas e uma administração que tem preocupação, zelo, pelo patrimônio do servidor, que é a previdência social. Acreditamos de um modo geral, que os servidores da ativa podem ficar despreocupados, evidentemente que ele tem que fiscalizar, porque ele está resguardado assim que se aposentar. Esse dinheiro é administrado com muito cuidado. É um patrimônio do servidor público municipal de Marabá. Nós enquanto conselheiros estamos fiscalizando, estamos de olho. A administração é muito transparente nesse sentido”, afirma.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Wellen Oliveira (Sob supervisão de Ronaldo Palheta)