Saúde: SAE/CTA abre campanha Dezembro Vermelho com roda de conversa
Uma roda de conversa realizada nesta segunda-feira, 2, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Facimpa), no núcleo da Nova Marabá, marcou o Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado em 1º de dezembro, e também o início do calendário de ações da camapanha Dezembro Vermelho do Serviço de Acompanhamento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA).
O dia 1º de dezembro é uma data importante para aumentar a conscientização sobre o HIV/AIDS e promover a prevenção, o tratamento e o apoio às pessoas afetadas por essa condição. A data foi estabelecida pela primeira vez em 1988 e desde então tem sido uma plataforma para mobilizar esforços globais na luta contra o HIV/AIDS.
“Estamos aqui dando abertura a nossos projetos ao longo do mês, que começam com essa campanha onde a gente vai explicar um pouquinho mais sobre o HIV e também desmistificar alguns preconceitos que as pessoas têm. Vamos continuar ao longo de todo o mês com testagens junto à população que se interesse em saber como é que está a sua situação sorológica, que é uma parte dos serviços oferecidos pelo CTA”, informou Paula Rodrigues, psicóloga do SAE/CTA.
A temática do Dia Mundial de Combate à AIDS para este ano é: É preciso saber viver sem preconceito. Em anos recentes, as campanhas têm enfatizado a importância do tratamento eficaz, que não apenas melhora a qualidade de vida das pessoas que convivem com HIV, mas também reduz a transmissão do vírus.
Nesta campanha, diversas atividades são realizadas em todo município, incluindo campanhas de sensibilização, eventos educativos e ações de testagem gratuita para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). O objetivo é informar as pessoas sobre formas de prevenção, como o uso de preservativos e a importância do diagnóstico precoce. Além disso, busca-se combater o estigma e a discriminação que, muitas vezes, cercam os que convivem com o vírus.
“A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do SAE/CTA realizará durante todo o mês de dezembro a campanha dezembro vermelho 2024. Nós estaremos em pontos estratégicos do município para levar, não só a testagem para HIV, sífilis e outras ISTs, como também o fornecimento de preservativos e informação para a população em geral. Aqui é o pontapé, que marca a abertura da programação”, destacou Katiane Chaves, coordenadora SAE/CTA.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes