Semma: Palestras finalizam ações da Agenda Ambiental na Escola Doralice Vieira
Em culminância da Agenda Ambiental da Escola Pública, o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) promoveu ação na unidade de ensino Professora Doralice de Andrade Vieira, no Bairro Belo Horizonte, na quarta-feira, dia 04 de dezembro.
Foram momentos de muito contato com a natureza e aprendizado sobre a importância da conservação ambiental. A culminância contou com a participação dos 16 alunos da Agenda que fizeram uma exposição com cartazes para os discentes e professores de todas as ações promovidas pelo Departamento de Educação Ambiental – DEA/Semma.
Essa ação objetivou a socialização dos alunos que participaram do projeto no decorrer deste ano, momento em que tiveram a oportunidade de receber formação em educação ambiental, destacando a importância da economia de água, de luz, arborização e resíduos sólidos, participaram de palestra sobre Abril Laranja, mês de combate aos maus-tratos, fizeram trilha ambiental, plantaram mudas de Pau Preto na escola Professora Doralice, participaram de passeata contra as queimadas, visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto da Companhia de Saneamento do Estado do Pará (Cosanpa) e, por fim, visitaram o Projeto Quelônios.
A técnica do Departamento de Educação Ambiental da Semma, Carleans Pereira da Silva, explica que os alunos tiveram a oportunidade de participar de várias ações de educação ambiental e de ter o contato maior com a natureza, de poder refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente. O DEA/Semma levou os alunos para várias ações externas. Eles participaram de muitas ações de cunho ambiental em 2024, desenvolvidas pelo projeto Agenda Ambiental da Escola Pública.
“Para nós, do Departamento de Educação Ambiental, fica satisfação e a sensação do dever cumprido, de termos realizado todas as ações programadas e propostas para essa escola e para as demais também. Ficamos muito felizes pelo projeto ter encerrado com chave de ouro, foi muito gratificante observarmos como os alunos aprenderam e como essa aprendizagem será importante para a vida deles”, conclui.
O projeto foi conduzido pelo DEA/Semma em parceria com o IFPA Rural (Professor Doutor Murilo Serra), Projeto Quelônios/Neam/Unifesspa, Cosanpa e Fundação Zoobotânica de Marabá – FZM. Tivemos também o apoio da Semed com a disponibilização de ônibus escolar para fazer o transporte dos alunos nas ações externas.
Texto e fotos: Semma