Obras: Novo espaço de lazer entre Folhas 29 e 30 será importante polo de esporte, lazer e turismo
O novo espaço de lazer no canteiro entre as Folhas 29 e 30 já está nos últimos ajustes para ser entregue à comunidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), são 15 mil metros quadrados de área verde, contando com o campo de futebol; pista de corrida e caminhada com quase 1km de extensão; três estacionamentos; área para prática de zumba e outras atividades e academia ao ar livre.
O parque urbano reunirá ações voltadas para esportes como caminhada, corrida e ciclismo, lazer como piqueniques e encontros, além de potencial para o turismo, em um local que fica próximo a espaços como Centro de Convenções e hotéis, sendo um cartão-postal da cidade.
“Só quem ganha realmente é a cidade de Marabá. Aproveitar para parabenizar o prefeito Tião Miranda, que teve esse insight. É o último trecho urbano da VP-8 que estava faltando uma revitalização. Pode ver, a comunidade toda está bastante satisfeita e já estão utilizando o espaço”, comenta Caetano Reis, secretário de Turismo de Marabá.
Para a execução da obra, além de recursos da prefeitura, também houve aporte financeiro do Fundo de Desenvolvimento de Turismo, gerido pelo Conselho Municipal de Turismo.
A titular da Sevop, Ana Betânia Moreira, explica que a demanda por espaços como o parque entre as Folhas 29 e 30 surgiu a partir do aumento da prática de atividades físicas. O que levou a gestão a construir as pistas de caminhada do Residencial Tiradentes e do Rotary Clube entre as Folhas 29 e 19.
A Nova Marabá tem canteiros centrais bem grandes e espaços pouco aproveitados. O esporte, a corrida de rua, cresceu muito. O nosso prefeito, observando esse canteiro enorme pensou em aproveitar esse espaço, proporcionando mais uma pista de caminhada. Então, é uma área de lazer, esporte. Nem inaugurou e eu estava vendo nas redes sociais o pessoal usando o espaço como chá revelação, piquenique. Enfim, é mais uma área para interação entre as pessoas de diversas idades para prática esportiva. Isso enriquece muito a cultura, o esporte, a amizade, estreitar os laços. Eu acho isso importantíssimo”, observa a secretária.
O espaço se chamará Praça do Maçom em homenagem à história da maçonaria em Marabá, segundo explica o empresário Inácio Ferreira.
“Isso vem ao encontro de um anseio de muitos anos, que a nossa família maçônica almeja. A maçonaria de Marabá se funde em vários momentos com a história de Marabá. Basta andar pelas ruas de Marabá e encontramos muitos maçons que hoje emprestaram seu nome a essas ruas e a história de Marabá se cruza sempre com a história da Maçonaria, principalmente a nossa primeira loja, que é a Loja Marabaense, uma das mais antigas do estado do Pará e que traz uma história longa”, ressalta.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Luís Fernando
Drone: Willielton Cardoso