Obras: Gestão entrega quadra poliesportiva na Escola Rui Barbosa para Comunidade Murumuru
Durante uma visita à Escola Rui Barbosa quando estava em reforma, na Vila Murumuru, o prefeito de Marabá, Sebastião Miranda, recebeu uma demanda especial da comunidade escolar: uma quadra poliesportiva. A gestão municipal comprometeu-se com o pedido e a entrega ocorreu na terça-feira, 17 de dezembro.
“Eu lembro bem quando eu vim aqui. Eu perguntei para a diretora Waneide: ‘O que vocês querem aqui, o que precisa?’ ‘Nós precisamos de uma quadra’. Essa área aqui era particular. Então, indenizamos, fizemos uma desapropriação e construímos essa bela quadra. Hoje, estou surpreso com a quadra muito bonita, ventilada, que vai servir para a garotada e para a comunidade em geral”, comenta o prefeito.
Segundo a diretora Waneide Oliveira, era um sonho da comunidade ter uma quadra coberta para a realização das aulas de Educação Física, de atividades esportivas e sociais.
“A gente tem professor de educação física, mas não tem uma quadra e as crianças estão eufóricas, perguntam ‘tia, que dia vai inaugurar?’. Não só as crianças da escola, mas a comunidade em geral está almejando há muito tempo essa conquista. Hoje, esse sonho está sendo realizado. Vai impactar bastante a aprendizagem porque a gente sabe que a estrutura física ajuda a aprendizagem”, comentou.
A Escola Rui Barbosa tem mais de 50 anos de história e atende mais de 200 alunos da Educação Infantil ao 9° ano. Antes, as aulas de Educação Física eram realizadas nos corredores e pátio da escola. Com a nova quadra, os alunos poderão praticar esportes como futsal, vôlei, handebol e basquete, por exemplo.
Segundo a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), a quadra possui 432m² com uma arquibancada com capacidade para 150 pessoas e espaço de acessibilidade para cadeirantes, banheiros masculino, feminino e para Pessoas com Deficiência (PCD).
A obra faz parte de uma série de quadras poliesportiva entregues e licitadas, como ressalta a titular da Sevop, Ana Betânia Moreira.
“Nós entregamos, por exemplo, a quadra coberta da escola do Cidade Jardim, do Residencial Tiradentes. Na Escola Raiara de Carvalho, no Bom Planalto, a quadra já está com a estrutura pronta e coberta também. Nós fizemos a quadra da Escola Basílio Miguel, já está em fase de conclusão, termina esse ano. Também, temos a quadra da Inácio Souza Moita, que também é uma estrutura coberta e licitamos do Naetea. Na zona rural, estamos concluindo a parte de licitação na escola da Vila Santa Fé, com reforma, ampliação e cobertura da quadra”, observa a secretária.
A secretária de Educação de Marabá, Marilza Leite, avalia que nos últimos anos a rede municipal tem conseguido bons resultados em competições esportivas graças aos investimentos em quadras nas escolas. Para ela, o espaço é necessário para incentivar os alunos em diversos aspectos.
“A comunidade merece. É uma comunidade muito tranquila quando a gente faz eventos aqui. Os 7 de setembro são maravilhosos. A comunidade participa. Eu não tenho nenhuma dúvida que a quadra veio premiar esses adolescentes, esses jovens, que gostam de praticar esportes. Nós sabemos que o esporte ajuda na interação, na disposição, na saúde e faz também que os nossos alunos apreciem mais as atividades escolares”, destaca.
Um desses alunos que gostam de praticar esportes é o Enzo Gabriel Andrade, 11 anos, que está no 6° ano. Para ele, a quadra vai trazer muitos benefícios para os alunos da escola.
“Vai ser melhor por conta que nós não tínhamos Educação Física. Nós não tínhamos quadra aqui em Murumuru e vai ser um lugar muito bom para jogar, fazer esportes”, observa.
Celso Andrade é morador da Vila Murumuru há 15 anos. Ele avalia o impacto da obra na comunidade.
“Primeiramente, agradeço a Deus por esse momento histórico. Muita alegria não só para mim, mas para toda a comunidade. Essa obra vai ficar para sempre para as crianças. Através do esporte você tira as crianças de muitas coisas ruins como as drogas e traz educação para elas”, afirma o morador.
O vereador Aerton Grande, que atua na região, esteve presente na inauguração e destaca as parcerias dos poderes Legislativo e Executivo para a construção da quadra, bem como outras obras na região.
“Parceria boa e verdadeira com o prefeito Tião Miranda onde só quem ganhou foi a comunidade não só com a quadra coberta, que era um sonho porque tinha a escola mas não tinha onde os jovens praticarem o esporte. Também fruto dessa parceria, fizemos a iluminação do Estádio Arquimino Gomes aqui em Murumuru, fizemos uma ponte de concreto na chegada aqui do Rio Murumuru”, comentou o vereador.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes