Cultura: Biblioteca Municipal Orlando Lobo recebe acervo literário e audiovisual pertencente ao professor Geraldo Daltro
Na quarta-feira,18, a Biblioteca Pública Municipal Orlando Lima Lobo recebeu mais um importante acervo para promover o conhecimento e a cultura popular. A doação composta por milhares de LPs, CDs e DVDs foi levada à biblioteca pela viúva do professor Geraldo Lopes Daltro da Silveira, a senhora Osmarina Daltro. Os quase 2000 livros do professor já haviam sido doados à Biblioteca em 2020.
Ela conta que o acervo montado por ele ao longo dos anos demonstra a paixão por músicas, séries, filmes e até novelas, além de jogos como xadrez e dama. “Esse acervo foi comprado, adquirido ao longo da vida, então tem coisas muito antigas. Essa ideia surgiu justamente pela necessidade que eu tive de mudar de casa depois da morte dele e lá não tem espaço. O coração falou mais alto e aproveitei essa oportunidade para partilhar com a comunidade, com o próximo. Tem tanta gente que pode se beneficiar disso e eu estou muito feliz de poder partilhar esse legado dele”, declara.
.
O acervo ficará abrigado em uma sala que levará o nome dele e a população poderá ter acesso gratuito à discos de diversos cantores, filmes e seriados de todos os tempos e para todas as idades, como Mogli – O menino lobo, Star Trek, Simpsons, The O.C., entre outros.
Evilângela Lima, coordenadora da biblioteca, afirma que o acervo é de uma utilidade incrível. “É um material histórico do audiovisual brasileiro e mundial. Os DVDs, CDs e discos de vinil estão super bem conservados. Ela também doou uma vitrola com caixa de som e agulhas funcionando perfeitamente que vai servir para a gente ter essa sala multimídia, uma sala que estará equipada para quem quiser ouvir um disco de vinil, teremos um computador com acesso a DVD para quem quiser assistir filmes e séries. É um acervo que ficará disponível na própria biblioteca. Não tem mais esse material físico, a gente não encontra mais, então precisamos ter esse cuidado, esse zelo”, pontuou.
Para Osmarina, as pessoas estão sofrendo uma perda de memória cultural e esses materiais promovem um resgate. “As pessoas que frequentam aqui poderão ter acesso ao rock na sua essência, aquelas músicas dos anos 60, aquelas músicas românticas que hoje a gente já não vê mais. É um resgate cultural muito grande. Tem a biblioteca que tem os livros dele que também é muito diversificada, são livros ótimos que você não encontra facilmente em muitas livrarias, só em lugares bem especiais. Então você tem toda uma gama de possibilidade de ter novos conhecimentos”, elucida.
Legado
O professor Daltro dedicou a vida ao ensino de matemática, iniciando as atividades em Marabá, no antigo campus da Universidade Federal do Pará, em 1987. Com o início do curso presencial de licenciatura em Matemática pela UFPA, em 1989, o referido professor foi um dos fundadores do curso, hoje Universidade Federal do Sul e Sudeste de Marabá (Unifesspa) e lecionou também em outras universidades públicas e privadas.
Responsável pela formação de várias gerações no curso de Matemática e outros relacionados, Daltro faleceu no dia 26 de novembro de 2019, com 79 anos, vítima de um câncer.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Maria Fernanda sob supervisão da repórter