Defesa Civil: Órgãos que atendem famílias atingidas por desastres naturais em Marabá fazem balanço das ações
Equipe de transição da próxima gestão também participou e recebeu informações sobre as ações da Defesa Civil Municipal relacionadas ao trabalho e estrutura para atendimento às famílias tanto no período das cheias quanto no período de estiagem
Em reunião na manhã desta quinta-feira, 19, a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), apresentou aos órgãos que integram o Plano de Contingência, um resumo das ações e dos projetos desenvolvidos ao longo dos últimos 7 anos, no trabalho de atendimento às famílias atingidas por desastres naturais em Marabá.
A equipe de transição da próxima gestão participou também da reunião e tomou conhecimento das ações da Defesa Civil Municipal relacionadas ao trabalho e estrutura para atendimento às famílias, durante o período de enchente e também no período de estiagem, com a mobilização do grupo de combate a incêndio do grupamento de Bombeiro Civil.
“Acho que hoje foi apresentado para a próxima gestão tudo que foi feito, tudo que foi trabalhado. Nós encontramos na Defesa Civil uma situação em que havia a necessidade de saber quais as pessoas que poderiam possivelmente ser atingidas pelas enchentes e propomos mapear e identificar os locais para que o trabalho chegasse mais rápido às famílias”, destacou Marlivon Almeida, Coordenador de Defesa Civil Municipal.
Ainda de acordo com a coordenação, os planos de contingência e de ação preparados pela Defesa Civil sempre estão integrados à Defesa Civil Nacional, a qual monitora o nível dos rios, desde as nascentes, e mantém a Defesa Civil de Marabá sempre informada, principalmente no inverno amazônico.
Participaram da reunião representantes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, profissionais que estarão no comando de pastas importantes da próxima gestão que compõem o Plano de Contingência e servidores do Compdec.
“Nós estamos aqui para dar o melhor suporte à comunidade de Marabá. E neste trabalho a prefeitura tem dado o apoio necessário para poder sanar essas situações e sempre contando com nossos parceiros, o Exército Brasileiro, a Polícia Civil, e assim sucessivamente a Polícia Militar, para que a gente possa colocar esse planejamento em dia e poder atender as pessoas com toda a eficiência”, pontuou Marlivon Almeida.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Arthur Constantino