Obras: Cerimônias de inauguração marcam entregas de três escolas e uma praça na zona rural no fim de semana
Sábado, 21, foi um dia de muito trabalho para a gestão do prefeito Sebastião Miranda tanto na zona urbana quanto rural. No período da manhã, as escolas Sidney Graciano e Castro Alves foram oficialmente entregues à comunidade da Vila São Pedro, distante 180 km de Marabá.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades como o vice-prefeito Luciano Dias, o vereador e presidente da Câmara Municipal Alécio Stringari, a vereadora eleita Maiana Stringari, os diretores das escolas, além de servidores e comunidade.
O vice-prefeito Luciano Dias ressalta que as entregas foram simbólicas e nomeou algumas mudanças que foram realizadas.
“No caso da Escola Castro Alves, ela foi reformada e já está em uso pela comunidade. A Sidney Graciano já está em uso desde setembro de 2021 e a comunidade usufrui de uma escola de excelente estrutura. Claro que nós sempre pensamos em melhoria. A comunidade pleiteia que ela seja climatizada e esse é um ideal para o futuro. Esse é um projeto iniciado e terminado nessa gestão, sempre contemplando a comunidade, o que é mais importante, porque tudo isso é feito, o recurso público é empregado, as obras são realizadas. Quando você, de fato, entrega e faz uma cerimônia dessa, você consolida o compromisso com a comunidade local”, pontua.
Alécio Stringari, vereador e presidente da Câmara Municipal de Marabá, afirma que a zona rural também tem que ser lembrada.
“A gente tem que fazer umas contas de vez em quando, entender que a Vila São Pedro é uma vila de uma população bastante grande e, inclusive, dá para observar pela quantidade de crianças, jovens e adolescentes que estudam nas escolas. Termos alcançado a reforma da Escola Castro Alves e a construção da Escola Sidney Graciano, é uma vitória, uma conquista, a gente fica feliz. A gente tem esse momento aqui, o governo está finalizando e temos a oportunidade de oficializar a entrega para essa comunidade dessas duas escolas. É gratificante. Que Marabá esteja sempre no lugar que merece”.
A vereadora eleita Maiana Stringari elogia o trabalho de quem lutou para que essas reformas e ampliações fossem uma realidade.
“Como eu falei no meu discurso na mesa, eu acho que a inauguração mais preciosa já foi feita, que foram os alunos estarem nas salas de aula, usufruindo do que foi construído para eles e para essa comunidade. Os servidores com um local de trabalho digno para trabalhar com conforto e com qualidade, isso faz toda a diferença. A gente participar dessas inaugurações depois de ter sido eleita, mas com um gostinho mais ainda especial sendo na zona rural”.
Ela ainda enaltece o mandato do pai Alécio e agradece ao prefeito Tião Miranda e ao Vice-prefeito Luciano Dias, pelo empenho em atender os mais necessitados e que estão distantes da cidade.
“Essas obras tiveram uma participação extremamente expressiva do mandato do meu pai, então para a gente é uma grandiosidade participar dessas inaugurações simbólicas que estamos entregando para a comunidade. Uma obra bem construída, bem consolidada e que a comunidade vai fazer usufruto. Só temos a agradecer à bancada do Poder Legislativo durante esses anos, agradecer à gestão do Poder Executivo através do vice-prefeito doutor Luciano e do nosso prefeito Tião Miranda, e falar da grandiosidade que foi o brilhante trabalho que eles executaram”, declara.
A Escola Sidney Graciano hoje conta com 10 salas de aula, secretaria, diretoria, sala de leitura, sala de recursos, pátio coberto e cozinha. Sandra Medeiros, diretora da Escola Sidney Graciano comemora a entrega.
“É uma alegria imensa poder estar participando dessa solenidade de inauguração, sendo que a escola já vem servindo a comunidade desde setembro de 2021 e tem atendido muitos alunos. Antes eles estudavam em um puxadinho e com a construção, veio suportar todos os alunos de jardim ao quinto ano. E isso foi uma alegria muito grande para os pais. Também surgiram mais alunos para nossa escola, devido ser uma escola de boa estrutura, além do atendimento. Os funcionários, desde o portão, são muito atenciosos com os alunos. Graças a Deus tem dado certo”, frisa.
Valdemir Santos, diretor da Escola Castro Alves, enaltece e agradece o atendimento aos anseios da população.
“Para nós é um sentimento de gratidão, pois é uma obra que está servindo à comunidade. Isso vai ajudar bastante no processo de ensino-aprendizagem. A comunidade ficou muito agradecida à política pública que, de fato, subsidiou esse anseio da comunidade em poder ter uma escola de qualidade, uma escola que tem um espaço acessível aos alunos. Nós criamos espaços acessíveis aos alunos com excepcionalidade, especiais aqui na escola. Temos uma quadra de esporte que possibilita o lúdico com os alunos e também tivemos a nossa cozinha reformada”.
Entregas na Vila Capistrano de Abreu
No período da tarde, a Vila Capistrano de Abreu recebeu a Escola Municipal Nagib Mutran, que atende 416 alunos e a Praça José Garcia da Cunha.
A escola passou por ampliação e ganhou salas de aula mais amplas, sala dos professores, sala do coordenador, diretoria, secretaria, laboratório de informática, banheiros acessíveis, depósito de materiais, cozinha, refeitório e um pátio coberto. Além disso, no final deste ano, a escola recebeu climatização, que proporciona mais conforto para professores, alunos e servidores.
Soraya Gomes de Almeida, diretora da escola afirma que a reforma foi a realização de um sonho.
“Esse era um sonho de vinte e poucos anos. Hoje posso falar não só como gestora, mas também como aluna que fui dessa escola. Durante tantos anos, o espaço foi precário e hoje temos uma escola belíssima, estruturada, organizada, com vários espaços. É a realização de um sonho, não só meu, enquanto ex-aluna, enquanto profissional daqui e mãe de aluno, mas era o sonho de muita gente. Graças a Deus e ao prefeito Tião Miranda, ao vereador Alécio, nós conseguimos essa conquista”.
A diretora ainda conta que a escola também é utilizada para uso da comunidade, como para reuniões e cursos. “Recentemente teve um curso de drone. A empresa pediu o espaço da sala de aula. A escola é referência na comunidade, ela serve à comunidade. Então todo mundo muito feliz, todos elogiam. Hoje recebi um ex-aluno daqui que em 2012 foi embora para Portugal e disse que maravilha que ficou essa escola. Então toda a comunidade está elogiando esse espaço.
Lucineia Lima, professora do Ensino Fundamental II e mãe de aluno disse que o momento é de alegria e satisfação.
“Eu cheguei aqui em 2022 e a escola já tinha uma boa estrutura, e com essa reforma e ampliação, ficou ainda melhor. Agora já nesse final de ano chegaram as centrais de ar. É muita alegria, muita satisfação, porque a gente tem um ambiente estruturado. Com certeza os resultados são ainda melhores. O meu filho estuda aqui desde 2022, ele chegou pra fazer o terceiro ano e ano que vem ele já está indo pro sexto ano. Ele é muito feliz aqui”, garante.
Quem representou a família de José Garcia da Cunha, nome da praça que fica em frente à escola, foi o filho Bruno Garcia. Ele agradece a homenagem ao pai que foi um personagem muito conhecido na vila e que deixou um legado na comunidade.
“Primeiramente quero agradecer a Deus por ter essa homenagem ao meu pai, porque vimos muitas pessoas testemunhando e a gente imaginava um pouquinho o que ele fez aqui em Capistrano de Abreu e hoje ser presenteado por essa grande homenagem para ele, é gratificante. Como filho, desde pequeno, acompanhei as batalhas, as lutas, as dificuldades e não esperava ser reconhecido, como foi reconhecido nesse momento com esse nome na Praça. Eu creio que ele, nesse exato momento, está muito feliz, porque é algo lindo, algo lindo que ele deixou. Eu não tenho palavras pra falar a gratidão que eu tenho com o prefeito Tião Mirando e o vereador Alécio por essa homenagem ao meu pai”, finaliza.
Próximas entregas
Obras essenciais para o atendimento às famílias do campo e da cidade, em diversos segmentos, estão sendo entregues à população e outras obras estão em estágio avançado de conclusão. Uma mostra dos serviços que possam garantir educação, saúde e lazer nos distritos distantes do centro urbano.
“Nós temos muitas obras prontas na zona rural, o que nos faltou foi agenda e tempo para organizar uma cerimônia de entrega para a população. Temos a UBS na Vila Três Poderes, praça na Vila Santa Fé. Concluímos agora no PA Conquista a Escola Virgem de Nazaré, concluímos também uma reforma e ampliação na Escola Adão Machado, inclusive com a revitalização da Quadra, essas escolas estão prontas, a Escola São Pedro também, toda revitalizada, tudo na Zona Rural. A escola que fica no P.A. Maravilha, Ney Marluce. E além dessas obras na Zona Rural, é importante falar que tem muitas obras que estão em andamento, já com mais de 90% do cronograma avançado, como por exemplo a Escola Rayara, a Escola Nei Eunice Vieira, são obras que aceleramos nesse segundo semestre de 2024 e o cronograma já avança 90%”, destaca Ana Betânia, Secretária de Viação e Obras.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Patrícia Pereira