
Saúde: Campanha de vacinação contra influenza em Marabá vai até dia 31 de Janeiro
Em Marabá, é realizada a campanha de imunização contra influenza (vírus da gripe), com as doses da vacina sendo aplicadas desde o ano passado, porque na região Norte ocorre de forma antecipada devido ao período do inverno amazônico. A campanha em andamento segue até o dia 31 de janeiro de 2025 contra esta nova cepa viral. As vacinas são aplicadas em pessoas de qualquer faixa etária durante a campanha. Uma preocupação latente do Departamento de Imunização é a baixa procura pela vacinação, pois apenas 32% da população marabaense está imunizada.
Esses dados são alarmantes já que a doença provoca inúmeras consequências à saúde, como por exemplo, alergias respiratórias, dor no peito, inchaço nos gânglios, crises asmáticas, tosses secas que podem evoluir para pneumonia e até morte. O objetivo é aumentar esses níveis tanto na zona rural quanto na zona urbana.

“Identificamos a falta de informação da população quanto ao calendário vacinal. Estamos vendo a possibilidade de ir até as pessoas em alguns pontos de Marabá para realizar a vacinação. Estamos com estoque da vacina contra influenza em todas as Ubs de Marabá e zona rural”, ressalta Claudenise Santos Santos, coordenadora de Imunização.

A agente de saúde Keila Gonçalves já garantiu sua imunização. Ela sempre tem a preocupação de receber a vacina, visto que faz parte dos grupos prioritários e não perde a oportunidade de prevenir-se contra as doenças. Ela ainda relata que desde que começou a tomar a vacina, seu organismo permanece imune às gripes fortes.
Na sala de vacinas da Unidade Saúde da Família (USF) Pedro Cavalcante, a técnica de enfermagem Raab Moura Cruz orienta sempre as pessoas a procurarem o setor de imunização para prevenir-se contra esta doença que pode causar graves complicações, especialmente neste tempo chuvoso.

“É importante que os responsáveis levem as crianças nos prazos determinados e acompanhem o período de todas as campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde, para evitar a influenza e demais doenças contagiosas”, explica.
Para vacinar-se, a pessoa pode procurar o posto de saúde mais próximo do seu bairro de segunda a sexta, no período de 8h às 17h e preferencialmente levar sua cartão de vacinação e um documento oficial de identidade com foto.
Texto: Sarah Maria
Fotos: Sara Lopes
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL