Cheia dos rios: Defesa Civil alinha planejamento das ações com várias secretarias
Na manhã desta segunda-feira, 13, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Marabá (Compdec) realizou uma reunião com órgãos municipais para ajustar as ações em relação às cheias dos Rios Tocantins e Itacaiunas. Estiveram presentes representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, Obras e Administração.
Nesta quarta-feira (14), de acordo com a última medição da Compdec, realizada nesta manhã, a régua pluviométrica marca 7,11 m no Rio Tocantins e 8,20 m no Rio Itacaiunas. Segundo a coordenadoria, as medições apontam para um estado de alerta e nenhuma família precisou ser remanejada até o momento.
“Estamos fazendo planejamento com cada secretaria que vai nos apoiar e para que cada secretário já desenvolva um planejamento que, caso ocorra a enchente, a gente já está pronto para responder e apoiar a população da melhor forma possível”, ressalta o coronel Marcus Victor Norat, titular da Compdec.
O monitoramento do nível dos rios é feito diariamente e as reuniões com os representantes das secretarias serão realizadas uma vez por semana. Além da medição, são cruzados dados da Agência Nacional de Águas (ANA) e Hidroweb, uma ferramenta do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIHR).
“Pode ocorrer de famílias serem afetadas antes, então, a nossa reunião é justamente para se preparar, mesmo não estando em situação de emergência”, reitera o coordenador da Defesa Civil, reforçando que, caso seja necessário, as famílias serão realocadas para abrigos ou casas de parentes e amigos.
A equipe da Compdec já possui o levantamento dos locais para abrigos e está ajustando a atuação das demais secretarias para quando precisar montar as estruturas. Além disso, a coordenadoria está preparando um cartilha de orientações para os abrigos provisórios.
O Exército Brasileiro é uma das instituições parceiras que estão de prontidão para apoiar as ações, quando for requisitado.
A titular da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), Mônica Thompson, pontua que a secretaria sempre é uma das principais parceiras da Defesa Civil, atuando em cooperação.
“Vai ter uma equipe com assistente social, psicólogo e pedagogos para viabilizar todas as questões sociais, com cadastramento, encaminhamento para as redes de serviços, para outras políticas como saúde, educação e demais áreas para que possamos prestar o melhor atendimento e essa população seja, de verdade, atendida”, destaca.
Confira as fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Igor Leite