Semed: Escolas começam preparativos para recepção aos alunos no ano letivo 2025
Ajustes técnicos, organização dos espaços e dos recursos materiais e didáticos, preparação de murais, das salas de aula e de recursos, são algumas das ações que ocorrem nas escolas da rede municipal de ensino de Marabá antes do retorno às aulas, no próximo dia 20.
Todos os detalhes são pensados para proporcionar acolhimento aos estudantes durante a primeira semana de aula e garantir que o ambiente escolar seja receptivo a cada aluno.
Na Escola Professor Raimundinho, no bairro Belo Horizonte, são aguardados 497 alunos, do 1º ao 5º ano, distribuídos em 20 turmas. O novo prédio da escola foi entregue em outubro do ano passado. Diante disso, alguns novos espaços passarão a ser totalmente utilizados pelos estudantes, como ressalta a coordenadora pedagógica Thays Ratis.
“É um momento de planejar o primeiro dia de aula, a primeira semana de aula, para que seja uma semana de acolhimento, calorosa, de interação, dos alunos e profissionais da escola. Estamos com espaços maravilhosos para esse trabalho direcionado, dentre eles, a nossa sala de leitura, a nossa sala de recursos onde atendemos os alunos no contraturno e a nossa nova sala, que é a sala de informática, para que os alunos possam adentrar no mundo da leitura e também das novas tecnologias”, comenta.
Na Escola Duque de Caxias, na Vila Militar, todas as salas e setores já passaram por limpeza e ajustes para receber os alunos. O serviço de capina dos espaços adjacentes à escola foi realizado pelo Exército Brasileiro.
A escola possui 230 alunos, de 6º ao 9º, em oito turmas. A semana de acolhida contará momento cívico, apresentação da Banda do Exército, do projeto Ordem Unida, do manual do aluno, atividades dinâmicas e visita ao quartel do Exército. Para 2025, os alunos poderão contar com uma nova sala de leitura, assim como o laboratório de informática.
“Estamos com ótimas expectativas para o início do ano letivo, preparando a escola para receber nossos alunos. Nossa semana de acolhida vai ser cheia de atividades. A Escola Duque de Caxias está trabalhando com compromisso e qualidade e queremos avançar mais ainda em 2025. Sejam bem-vindos. Vocês vão ser bem acolhidos. Estamos muito ansiosos com a chegada dos nossos alunos”, destaca a diretora da Escola Duque de Caxias, Ana Cláudia Miranda.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed), os professores retornam às escolas nesta sexta-feira, 17. A rede municipal contará com mais de 50 mil alunos em 2025.
O secretário adjunto de Educação, Fábio Rogério Gomes, pontua que a semana de acolhimento oferece um leque de atividades, que ajuda na construção de uma relação do aluno com a escola.
“Então, os estudantes têm atividades socioeducativas, culturais. É o momento de os estudantes conhecerem todos os espaços da escola, as atividades, o plano de ação da escola, a direção, os professores. É uma semana que a gente tem atividades culturais, atividades musicais, atrações culturais na escola para que a gente consiga imprimir nesse aluno que aquela escola é o melhor lugar que ele poderia estar”, afirma.
O processo de matrículas na rede municipal terminou no dia 12, mas a Semed orienta que alunos que, por algum motivo, ainda não estão matriculados, os pais dirijam-se à sede da secretaria, na Agrópolis do Incra ou a qualquer unidade de ensino, para realizar a matrícula.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Igor Leite