
Meio Ambiente: Parque João Anselmo terá gestão compartilhada para fortalecimento das pesquisas e conservação ambiental
O secretário municipal de Educação Cristiano Lopes, o secretário municipal de Meio Ambiente, Evandro Barros e a presidente interina da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Léia Lino, reuniram-se com o Prefeito Toni Cunha, em seu gabinete.
Na ocasião, trataram de diretrizes para o Parque Natural Ambiental João Anselmo, inaugurado recentemente em Murumuru. O prefeito Toni Cunha orienta que a gestão do parque seja coordenada de forma compartilhada, de maneira que cabe à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), órgão ambiental oficial do município, gerir a parte administrativa com colaboração da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que coordenará a educação ambiental e da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), responsável pela orientação de pesquisas científicas.
A gestão compartilhada do Parque Ambiental contribui para fortalecimento das pesquisas na área e para fortalecimento da Educação Ambiental e Científica na região.
De acordo com o secretário Cristiano Lopes, a coordenação do parque de forma compartilha é muito importante para o desenvolvimento de pesquisas e para a orientação educacional das pessoas que quiserem conhecer e entender mais sobre o parque.

“A Semma, órgão ambiental oficial do município, respondendo de forma administrativa, a SEMED com a coordenação de Educação Ambiental e a Casa da Cultura com as pesquisas científicas, que já faz com maestria aqui na região, será muito bom para quem quer conhecer mais sobre o meio ambiente na região.”
De acordo com o biólogo Manoel Ananis Lopes Soares, autor do livro “Fauna Terrestre do Parque Natural Municipal João Anselmo” o parque tem grande importância para Marabá e região, devido a variedade na vegetação, fauna e flora do local.

“O parque é importante para a comunidade local, para Marabá e região porque nessa pequena área foram identificados 92 espécies de animais, animais considerados vulneráveis à extinção, como jacu, guariba de mão ruiva. O parque serve de refúgio para essas espécies, pois não existe mais vegetação ao redor do parque e nas áreas próximas praticamente tudo foi transformado em pastagem e áreas de residências. E para a comunidade, o parque é um lugar de diversão, alegria e lazer, onde os visitantes vão encontrar isso”.
O biólogo Manoel Ananis ressalta ainda que o local é um espaço criado pela Prefeitura de Marabá, que vai oferecer um contato direto com a biodiversidade, a fauna, a flora do município e que terá trabalhos voltados à Educação Ambiental, voltados para toda a família. No parque ambiental será possível orientar a população sobre a importância de conservar os animais silvestres, a fauna e a flora.
Texto e Fotos: Divulgação Semed
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL