Gestão: Prefeito Toni Cunha e primeira-dama Lanuzia Lobo realizam visita técnica à sede da Casa da Cultura
Nesta terça-feira, 21, o prefeito Toni Cunha e a primeira-dama Lanuzia Lobo visitaram a sede da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), na Folha 31. Na ocasião, o gestor municipal conheceu as instalações de forma detalhada e destacou que o objetivo é aperfeiçoar as atividades realizadas pela fundação, além de realizar a manutenção dos prédios.
Músicos da Casa da Cultura fizeram apresentação de boas-vindas ao prefeito e à primeira-dama, que recebeu uma orquídea das mãos do senhor Gabriel Oliveira, responsável pelo orquidário.
Um dos setores que o prefeito visitou foi a reserva técnica do Núcleo de Arqueologia, Etnologia e Educação Patrimonial, responsável pelas pesquisas de caráter arqueológico realizadas pela equipe do setor. O local possui artefatos encontrados na região como vasos e urnas funerárias, por exemplo.
“Cultura, história, ciência, está tudo aqui. A gente precisa investir mais, buscar mais contratos para manter a Fundação. Eu já orientei que se fizessem os procedimentos para que possamos reformar, cuidar melhor. Vimos a Escola de Música que exerce um trabalho primoroso com crianças e adolescentes e precisamos investir nisso”, afirma o prefeito Toni Cunha.
O prefeito também visitou as salas de aula de musicalização infantil, canto coral e violino, flauta doce, teclado, bateria, sala de instrumentos, orquidário e biblioteca. No museu, Toni Cunha acompanhou exposições sobre arqueologia e geologia da região, ciclos econômicos e povos indígenas. Um dos objetivos da gestão é buscar recursos públicos e privados para aprimorar os investimentos na área.
A primeira-dama Lanuzia Lobo faz uma reflexão sobre a importância da arte para a sociedade e desenvolvimento humano.
“Acredito que todo tipo de arte oferece desenvolvimento para o ser humano. A gente é um ser muito complexo, então, a cultura nos inspira, faz com que tenhamos muita criatividade, criar coisas novas e dar um salto de desenvolvimento. É importante investir bastante nesse ponto, devemos fomentar as crianças, os adolescentes e os adultos, todos que queiram trabalhar na área, estar atuante na área de artes e desenvolver a sua própria arte. Aqui tem uma frase que representa bem a importância da arte ‘A tradição não é guardar as cinzas, mas manter a chama acesa’. A arte mantém a chama acesa e o que a gente quer é que os nossos cidadãos estejam acesos para o desenvolvimento de Marabá”, avalia.
Após avaliar as estruturas dos espaços da FCCM, o prefeito determinou que a presidência da fundação faça o levantamento dos serviços de manutenção necessários a fim de melhorar as instalações.
“O nosso governo, podem ter certeza, vai ter total atenção com a Fundação Casa da Cultura de Marabá para que a gente possa desenvolver mais atividades e trazer para o nosso povo o que a arte tem de melhor”, reitera o prefeito Toni Cunha.
A presidente interina da FCCM, Léia Lino, é concursada da autarquia há 25 anos e acompanhou o desenvolvimento das instalações e ampliação das atividades da fundação. Ela pontua a importância da visita do prefeito para conhecer os espaços, a equipe de funcionários e as demandas da fundação.
“A minha avaliação é muito boa e eu espero que a gente faça muitos trabalhos para melhorar, que consigamos trazer investimentos na área de música, pesquisa e cultura. Para mim, a avaliação é positiva. Hoje, a nossa estrutura é muito boa. Hoje, conseguimos atender muitos alunos, que moram nas periferias. A gente leva música para aqueles que não tem como vir aqui. Temos trabalho de assistência social com as crianças. Então, hoje, eu tenho muito orgulho do que a Casa é”, afirma.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Igor Leite e Nathália Costa