SSAM: Equipe incentiva descarte adequado do lixo e intensifica coleta na cidade
O Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) está em operação por toda a cidade. O trabalho tem por foco a modernização do órgão e a conscientização sobre descarte adequado do lixo.
Saber destinar o lixo é fundamental para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas, pois quando os resíduos são descartados de maneira incorreta podem causar uma série de problemas, como poluição do solo, da água e do ar. Além disso, o acúmulo de lixo em locais inadequados pode gerar focos de doenças que prejudicam a saúde pública.
Em Marabá, inúmeros descartes irregulares do lixo já foram flagrados. Montantes são deixados nas calçadas e ruas, objetos como sofás, mesas, cadeiras, restos de construções, colchões, resíduos orgânicos, entre outros.
O trabalho do SSAM é progressivo. Inicialmente será realizada uma contínua campanha de conscientização para que a população saiba que para o descarte correto é preciso armazenar todo lixo em sacos ou sacolas e colocá-los nas lixeiras, enquanto que descartes maiores, como móveis e restos de construções, precisam ser colocados em containers e acionados pelo responsável do descarte.
O presidente do SSAM, Mancipor Lopes, relata que o órgão tem projetos importantes para ordem em relação ao lixo em Marabá. Um deles inclui pontos estratégicos do descarte do lixo, a separação correta dos resíduos, como recicláveis, orgânicos e rejeitos, que permitam que materiais sejam reaproveitados, reduzindo a quantidade de lixo destinado aos aterros sanitários e contribuindo para a preservação dos recursos naturais. A outra estratégia, é a curto prazo, ampliar o serviço de coleta.
“Quando eu falo coleta, estou dizendo como um todo, galhadas, entulho, roços, canteiros centrais e você amplia com gente e maquinário, modernizando o trabalho. Precisamos de muitas parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), escolas, nos bairros e nas redes sociais.”, afirma.
A conscientização da população sobre a importância da separação e do descarte adequado dos resíduos ajuda a criar uma sociedade mais sustentável e saudável, garantindo um ambiente melhor para as futuras gerações. O descarte correto é uma responsabilidade de todos.
Portanto, para reduzir o impacto do lixo no planeta por meio da reciclagem, do reaproveitamento ou mesmo da diminuição da quantidade de resíduos gerados no dia a dia, é necessária a participação de todos.
O SSAM conta com cerca de 1200 agentes de conservação em frentes de trabalho de coleta de lixo, limpeza urbana, roço, capina, desentupimento de bueiros, recuperação de vias e paisagismo. São 21 caminhões coletores de lixo que atendem toda a cidade.
Os eco pontos, projeto citado pelo prefeito Toni cunha, devem se tornar realidade em breve, onde a coleta acontecerá de normalmente de acordo com um cronograma. É importante evitar o descarte de materiais tóxicos, como pilhas, baterias e produtos químicos, em lugares inadequados. Esses materiais podem contaminar a água e o solo, afetando a fauna e a flora local.
“Eu li uma frase que diz ‘O homem achou o caminho da lua, mas até hoje não consegue achar o cesto de lixo‘. Em Marabá tem locais que o cesto de lixo ou o container está posicionado e população prefere jogar no chão. Será uma tarefa difícil, mas vamos conseguir, vamos superar a resistência, porque é uma forma de modernizar. Modernização não é só equipamentos, novas ideias também é uma forma de modernizar.”
Texto: Sarah Maria
Fotos: Sara Lopes